Mais
×

Como fazer rum em casa

Atualizada February 21, 2017

Você não precisa estar à beira-mar, dançando o "jogo da cordinha" ou de uma ilha ao luar para entrar no clima tropical quando tem uma bebida à base de rum em uma mão e um guia de viagens na outra. O rum potente é uma das bebidas favoritas de nativos ilhéus por todo o sul do Atlântico e do Caribe, e agora você também pode fazer seu próprio rum em casa, usando uma panela velha, um barril de madeira e uma garrafa plástica de leite vazia. Pense nesse projeto como uma maneira de salvar o planeta ao utilizar material reciclado.

Instruções

Um ponche de rum pode transportar qualquer pessoa para os trópicos (© Corbis Royalty-free stock photo)
  1. Descubra se as autoridades locais proíbem a fabricação caseira de rum. Felizmente, vários estados permitem destiladores de álcool caseiros para consumo próprio, desde que a bebida não seja comercializada. Evite ir de encontro às leis certificando-se sobre a legislação primeiro.

  2. Misture o melado com a água e com o fermento biológico para começar o processo de fermentação. Fabricantes de rum usam uma mistura de produções anteriores para acelerar o processo, mas em sua primeira produção, você terá que preparar sua própria experimentando diferentes proporções de água, fermento biológico e melaço.

  3. Enquanto o processo de fermentação se realiza, faça seu destilador com itens domésticos rudimentares. Use uma furadeira e martelo para fazer um furo na tampa da panela, e então ajuste o tamanho do furo para acomodar a tubulação de cobre. Coloque a tampa para criar o nível um do destilador.

  4. Construa uma câmara de resfriamento (estágio dois) furando a tampa da garrafa de leite e passando a outra extremidade do tubo de cobre através da garrafa. Passe o tubo através de um terceiro orifício feito no lado da garrafa, com cerca de cinco centímetros acima do fundo.

  5. Una a tubulação de cobre ao barril de madeira (estágio três) para que os ingredientes do rum fluam da panela para a câmara de resfriamento e para dentro dos barris de armazenamento. Depois de ajustar a tubulação, feche os buracos ao redor dos tubos com um selante à prova d'água e remova material externo que possa ter entrado na tubulação. Corte um buraco do tamanho de um punho fechado na garrafa de leite para alimentar o sistema com gelo.

  6. Encha a panela com a mistura fermentada (Passo 2). Nessa fase, guarde um pouco da mistura para usar como ativador na próxima vez que produzir rum em casa. Cozinhe o restante da mistura fermentada a uma temperatura entre 78°C e 93°C. À medida que o rum flui pelos tubos, coloque cubos de gelo na garrafa de leite para que resfrie.

  7. À medida que o rum começa a fluir para dentro do barril de madeira, jogue fora os primeiros mililitros para purificar a bebida de impurezas que podem se juntar no começo do processo. Se você não fizer isso, esteja ciente de que pode estar bebendo rum de qualidade inferior.

  8. Deixe seu rum envelhecer por anos em seu barril de madeira. Especialistas em rum recomendam envelhecer a bebida por mais de sete anos. Após o processo de envelhecimento estar completo, filtre o rum despejando-o através de um funil em um recipiente com camadas de filtros de papel e de carvão. Se você quiser um rum mais encorpado, use aroma de caramelo para escurecer a bebida. Siga as instruções de seu livro de receitas de rum favorito para criar misturas e sabores diferentes.

Coisas Necessárias

  • Panela antiga para cozinhar no vapor com tampa (pode ser elétrica ou não)
  • Tubos de cobre
  • Garrafa de leite plástica grande com tampa
  • Barril de madeira ou recipiente de aço inoxidável para envelhecer o rum
  • Mistura fermentada de fermento biológico/água/melaço
  • Coadores de café
  • Selante à prova d´água
  • Carvão
  • Receitas de rum

Referências

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article