Mais
×

Como fazer sabão pesticida para sua horta

O sabão inseticida tem sido usado por jardineiros por muitas gerações como uma alternativa aos pesticidas químicos. É de 40% a 50% eficaz para matar insetos de corpo mole, como pulgões, tripes, mosca branca, ácaros e funis de folha imatura. Insetos de corpo mais rígido, incluindo os insetos mais benéficos, não são prejudicados por sabão inseticida. Este não tem nenhum valor inseticida residual e deve entrar em contato com o inseto para matá-lo. O sabão inseticida caseiro é seguro para uso na maioria das plantas da horta, embora possa causar danos a algumas variedades de tomates e outros vegetais de folhas peludas.

Instruções

Use sabão inseticida como uma alternativa aos pesticidas químicos (reed aphids image by Adrian Hillman from Fotolia.com)
  1. Compre um sabão para lavar louças que não contenha detergente ou desengordurante. Não use detergente ou sabão para máquina de lavar louça.

  2. Misture uma colher de chá de sabão para lavar louça em meio litro de água dentro de um frasco e agite para misturar. Deixe descansar por 15 minutos. Se a solução permanecer leitosa, a água é pura o suficiente para fazer o sabão. Se houver formação de espuma na parte superior, o conteúdo mineral é muito elevado diminuindo assim o efeito do sabão inseticida. Adicione um purificador de água com alto conteúdo mineral antes de misturar o inseticida ou usar água purificada.

  3. Junte 5 colheres de sopa ao sabão líquido com um aproximadamente 3 litros e meio de água pura ou água que tenha sido tratada com um purificador. Misture bem.

  4. Despeje o sabão inseticida em um garrafão de cinco litros. Rotule-o e feche-o. Use-o para encher borrifadores (garrafinhas de spray), conforme necessário para a aplicação nas plantas. Os borrifadores também devem ser rotulados para fins de segurança.

Dicas

  • O sabão inseticida deve ser testado em uma pequena parte da planta para determinar se a solução pode causar ou não danos a ela.
  • O sabão inseticida não deve ser aplicado em todo o jardim, mas deve ser usado como um tratamento local para o controle de insetos.
  • Este sabão inseticida é ligeiramente inferior do que uma solução de 2%, o que é recomendado pela Universidade da Flórida (IFAS) de extensão para hortas. A solução de 1% (2 1/2 colheres de sopa de sabão líquido para louças por litro de água) deve ser usada em tomates, vegetais de folhas peludas e outras plantas que são frágeis.
  • Aplicações repetidas podem ser necessárias para controlar grandes infestações.
  • O sabão não deve ser utilizado em pleno sol; apenas quando a temperatura exterior é inferior a 32°C.

Aviso

  • O sabão inseticida pode deixar manchas em plantas de folhas peludas, o que irá torná-las mais suscetíveis a serem queimadas pelo sol.
  • Sabões inseticidas não devem ser utilizados em qualquer planta que esteja estressada.
  • O sabão inseticida deve ser usado apenas em plantas mais fortalecidas, pois pode danificar a folhagem jovem.
  • A gardênia, coroa de espinhos, avenca, chagas, lantana, e lírios da Páscoa são sensíveis aos sprays de sabão.

O que você precisa

  • Aproximadamente meio litro + 3,8 litros de água
  • 1 colher de chá mais 2 1/2 colheres de sopa de sabão líquido para louças
  • Purificador de água
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article