Como fazer sabonete artesanal para dar como um presente de Natal

Escrito por ehow contributor | Traduzido por ana lidia lira ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer sabonete artesanal para dar como um presente de Natal
Faça sabonetes artesanais para dar como um presente de Natal

Nada é mais luxuoso do que sabões caseiros antiquados. Esses sabonetes totalmente naturais (também conhecidos como sabonetes de processo a frio) levam algum tempo para serem preparados e prontos, mas se você tiver um amante de sabonetes em sua lista natalina, eles ficarão maravilhados de recebê-los como presente.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • 311 gramas de gordura vegetal
  • 62 gramas de soda cáustica
  • 141 gramas de óleo de coco
  • 175 gramas de água destilada
  • Faca afiada para cortar sabão
  • Colheres de metal
  • Revistas velhas ou sacos de lixo para cobrir a área ao redor
  • Proteção para os olhos
  • Moldes de sabonetes, individual ou uma grande (recomendado)
  • Roupas próprias para cobrir-se todo
  • Panela para derreter os ingredientes no fogão
  • Uma balança de cozinha precisa
  • Uma toalha velha para colocar os sabonetes quando você retirá-los do molde
  • Luvas
  • Termômetro
  • Recipiente resistente para misturar soda cáustica e água
  • Vinagre
  • Um cobertor velho para cobrir o sabonete

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Leia as instruções atentamente e reverifique se você tem todos os ingredientes necessários. Você vai trabalhar com um produto chamado soda cáustica, que é extremamente corrosivo e pode causar queimaduras graves se tiver contato com a pele. Isso não significa que seus sabonetes serão ásperos. Na verdade, sabonetes artesanais naturais são suaves na pele, mas só depois de estarem devidamente prontos. Esteja preparado para tomar todas as precauções de segurança recomendadas, ou lesões graves podem acontecer.

  2. 2

    Escolha três horas nas quais você possa dedicar-se interrompidamente para a fabricação dos sabonetes artesanais. Não tente fazer sabonetes quando crianças pequenas estiverem por perto.

  3. 3

    Prepare uma área de trabalho sem bagunça, como uma cozinha bem ventilada. Coloque várias camadas de jornais no chão da área que estiver trabalhando por precaução.

  4. 4

    Use roupas apropriadas. Cubra o máximo de partes do seu corpo que puder para evitar queimaduras com a soda cáustica. Use uma camisa de mangas longas, calças compridas, meias, sapatos, luvas de borracha e proteção para os olhos, como óculos de proteção.

  5. 5

    Mantenha um recipiente com vinagre por perto e preparado para usar no caso da sua pele entrar em contato com a soda cáustica. Se isso ocorrer, imediatamente mergulhe a área com vinagre para neutralizar o ácido e evitar queimaduras.

  6. 6

    Cuidadosamente abra o recipiente com soda cáustica e pese-o.

  7. 7

    Meça a água. Ela precisa estar fria, pois o acréscimo de soda cáustica vai aquecê-la significantemente.

  8. 8

    Lentamente misture a soda cáustica com água e misture bem. Uma vez que vapores resultarão, faça isso em um local bem ventilado, como a pia da cozinha. Se sua cozinha ou área de trabalho não tiver ventilação adequada, misture a soda cáustica em seu quintal ou calçada. Sempre despeje a soda cáustica na água, nunca o contrário.

  9. 9

    Se tiver misturado a água e soda cáustica fora de casa, coloque uma tampa sobre a mistura cuidadosamente e traga-a de volta para dentro da área de trabalho. Tenha muito cuidado para evitar derramamentos. Assim que a mistura estiver dentro, remova a tampa.

  10. 10

    Deixe a mistura da água e da soda cáusticas sentar e esfriar.

  11. 11

    Enquanto a mistura estiver esfriando, pese e derreta os seus óleos em uma panela de aço no fogão, fique mexendo enquanto a mistura aquece para acelerar o processo de derretimento. Certifique-se de que todos os óleos tenham derretido para o estado líquido.

  12. 12

    Assim que os óleos estiverem completamente derretidos, espere até que os óleos derretido e a mistura de água e soda cáustica estejam na mesma temperatura antes de misturá-los. Você pode colocá-los em uma pia cheia de água fria para resfriá-los ou água quente para aquecê-los. Deixe esfriar em cerca de 35 a 37° C. Use um termômetro para determinar a temperatura.

  13. 13

    Misture os óleos e lentamente despeje a mistura de água e soda cáustica nos óleos derretidos. Continue misturando no meio do vaso, não apenas em torno da borda.

  14. 14

    Os óleos vão começar a mudar da cor clara para uma mais esbranquiçada. O sabonete cru está começando o processo chamado saponificação quando os óleos e a soda cáustica começam a reagir um com o outro e se neutralizam. Mexa constantemente até que a mistura engrosse o suficiente para que quando você pegar uma colher cheia de sabonete cru e derramá-la de volta no resto, a colherada leve tempo para voltar para a mistura. Esta fase é chamada de "vestígio" e pode demorar de dez minutos a uma hora. O sabonete artesanal não pode ser derramado no molde e começar a ficar pronto sem primeiro deixar vestígios.

  15. 15

    Após a conclusão do vestígio, adicione corante ou fragrâncias especificamente destinadas a sabonetes que utilizem o processo a frio. Cores de cosméticos líquidos adquiridos de um respeitável fornecedor de sabonetes são as melhores. Fragrâncias devem ser aprovadas para o processo a frio. Algumas essências e óleos de fragrâncias têm um "ponto de fusão" que é menor que o da temperatura da mistura e podem causar uma reação se forem aquecidos além desse ponto. Comprar fragrâncias de um fornecedor de sabonetes especializado em processo a frio vai ajudar a eliminar essa preocupação. Veja o quadro de recursos para um processo a frio recomendado ou um fornecedor de sabonetes artesanais.

  16. 16

    Despeje a mistura de sabonete artesanal no molde e cubra com filme plástico. Coloque a tampa sobre o molde e envolva-a com um cobertor. Coloque-o em um lugar alto e sem corrente de ar, fora do alcance de crianças pequenas. Deixe o sabonete descansar por 24 horas. Não dê uma olhadinha durante este tempo. Assim que termina a saponificação, o sabonete fica muito quente.

  17. 17

    Depois que as 24 horas acabarem, cuidadosamente desembrulhe o sabonete e verifique para garantir que resfriou até a temperatura ambiente. Se ainda estiver quente, enrole novamente e deixe resfriar por cinco a seis horas. Use luvas enquanto lida com o sabonete nesse estado, uma vez que ainda não está pronto e ainda é cáustico.

  18. 18

    Assim que o sabonete atingir a temperatura ambiente, coloque as luvas de borracha e retire-o do molde. Coloque-o no congelador durante duas a três horas para facilitar a remoção. Depois que você tirar o sabonete do congelador, deixe-o descansar por 15 minutos para formar alguma condensação. Não toque o sabonete diretamente com suas mãos em nenhum momento!

  19. 19

    Coloque uma toalha velha em cima do balcão da cozinha e coloque o molde de cabeça para baixo. Dê no molde alguns tapas suaves para remover o sabonete e depois dê-lhe algumas horas para descongelar.

  20. 20

    Quando o sabonete estiver descongelado, utiliza uma grande faca afiada e corte-o em pedaços iguais.

  21. 21

    Coloque o sabonete em uma toalha e deixe-o ficar pronto, sem perturbações, durante duas a três semanas.

  22. 22

    Use tiras de pH para testar a acidez do sabão, seguindo as instruções das tiras. Se a tira ainda indicar que o sabonete continua muito ácido, ele vai precisar ficar preparando por mais uma ou duas semanas antes de estar pronto.

  23. 23

    Embale os sabonetes acabados com fita ou coloque-os em pequenos sacos de presente. Rotule-os para deixar os destinatários saberem o que é.

Dicas & Advertências

  • Para um barra completamente natural de sabão, use temperos para colorir os sabonetes em vez de corantes líquidos. Tente açafrão para sabonetes de ouro. Clorofila vai fazer sabonetes verdes e de raiz de alkanet vai fazer sabonetes rosa. Para obter o melhor efeito de coloração, adicione os temperos secos a quatro colheres de sopa de óleo (azeite funciona muito bem) e coloque-o no micro-ondas no máximo por um ou dois minutos. Coe a mistura até obter um líquido de cor uniforme e adicione aos sabonetes quando estiverem em fase de vestígio.
  • Sempre tenha muito cuidado quando trabalhar com soda cáustica. Cubra toda a pele exposta e seja muito diligente com as pessoas próximas a você quando estiver fazendo os sabonetes artesanais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível