Como fazer uma sala de exercícios

Escrito por emily d'antuono | Traduzido por marina pastore
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Como fazer uma sala de exercícios
Coloque equipamentos de ginástica no conforto da sua casa (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)

Criar uma sala de exercícios em casa é uma ótima maneira de tornar a vida saudável conveniente e barata. Seu ambiente de ginástica pode ser tão simples quanto uma esteira e um tapete para alongamentos, ou pode ser totalmente equipada, com uma aparelhagem completa de levantamento de peso e exercícios aeróbicos. Depois que sua academia caseira estiver completa, procure fazer 30 minutos de exercícios por dia – sem precisar acrescentar o tempo de viagem ou a preocupação com as condições climáticas, seus exercícios ficarão bem mais fáceis de programar.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Sala vazia, de preferência no andar térreo, no porão ou numa garagem
  • Tapetes ou piso de proteção
  • Tinta numa cor vibrante
  • Espelho para ajudar no levantamento de peso ou na ioga/alongamentos
  • Mesa pequena
  • Equipamentos de exercício

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Instruções

    Escolhendo sua sala de exercícios

  1. 1

    Escolha um cômodo na sua casa que tenha pelo menos 2,5 m por 3 m, para acomodar diversos tipos de equipamentos confortavelmente. Porões ou garagens aquecidas são boas opções.

  2. 2

    Certifique-se de que o cômodo que escolheu tenha um piso que possa tolerar equipamentos pesados. Concreto, carpete ou piso laminado funcionam melhor. Pesos pesados com certeza vão danificar cerâmica ou madeira. Se quiser instalar uma nova cobertura no chão, muitas lojas de materiais de construção oferecem pisos de borracha projetados especificamente para salas de exercício.

  3. 3

    Certifique-se de que a sala seja ventilada adequadamente. Embora porões e garagens possam ser ótimos espaços de exercício, muitas vezes eles não têm janelas ou, se têm, elas não podem ser abertas. Além disso, porões sem acabamento podem ser úmidos, e a umidade excessiva pode danificar tapetes e equipamentos. Escolha um lugar seco e bem isolado – e que possa ser aquecido no inverno e facilmente resfriado no verão.

  4. 4

    Certifique-se de que o cômodo seja acessível em vários períodos do dia e da noite, sem perturbar outras pessoas na casa. Escolher um ambiente que seja ao lado do quarto de um bebê pode dificultar um bom exercício por medo de acordar a criança. Se possível, escolha um quarto no andar térreo, para minimizar o ruído e não balançar os lustres.

    Decorando sua sala de exercícios

  1. 1

    Escolha uma cor de tinta alegre para a parede e luzes claras, de forma que a atmosfera seja tanto confortável quanto revigorante. Amarelos e azuis são boas escolhas para a cor da parede e contrastam bem com o acabamento branco.

  2. 2

    Pendure pôsteres ou imagens com mensagens de inspiração – qualquer coisa que você ache que vai encorajá-lo durante seus treinos. Considere citações de atletas de sucesso ou figuras de locais relaxantes, como a praia ou montanhas.

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    Considere pendurar espelhos, caso queira checar sua forma durante certos alongamentos ou exercícios de levantamento de peso. Evite-os, porém, se achar que isto vai desencorajá-lo.

    Configurando os equipamentos

  1. 1

    Posicione equipamentos de exercícios aeróbicos, como uma esteira ou um elíptico, de frente para uma janela para ter uma vista agradável, ou pendure uma TV de tela plana na parede para proporcionar entretenimento durante o seu treino.

  2. 2

    Posicione o banco de levantamento de peso e a estante de pesos livres de forma que se tenha bastante espaço em torno deles para fazer os movimentos de musculação.

  3. 3

    Inclua uma pequena mesa para colocar objetos como uma garrafa de água, luvas de levantamento de peso, um plano de exercícios escrito e revistas, de forma que estas coisas possam ser acessadas facilmente durante seu treino.

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    Mantenha uma cesta de toalhas limpas à mão, juntamente com uma segunda cesta para as toalhas sujas, que estão à espera de serem lavadas.

  5. 5

    Se houver um armário, guarde tapetes para exercícios de chão e outros equipamentos dentro dele. Se não, apoie-os contra uma parede no canto ou em outro espaço fora do caminho. Dependendo do tamanho da sala, pode-se não conseguir evitar a bagunça; porém, não é bom ter que ficar movimentando os equipamentos constantemente durante o seu treino.

Dicas & Advertências

  • O objetivo é montar uma sala em que você goste de entrar. Mantenha isto em mente enquanto estiver projetando-a, certificando-se de incluir elementos que sejam atraentes e inspiradores.
  • Tapetes de treino, incluindo peças modulares que se juntam para se adaptar a qualquer disposição do cômodo, são relativamente baratos e podem ser comprados online. Eles podem ser suficientes para proteger seu piso e vão economizar o custo de grandes reformas.
  • Consulte um médico antes de começar qualquer regime de exercícios, especialmente se você estiver fora de forma ou tiver doenças pré-existentes sérias.
  • Para sua segurança, se não souber usar algum dos equipamentos que tiver comprado, contrate um personal trainer para fazer uma aula na sua nova academia caseira. Se não puder encontrar alguém para ir até a sua casa, pague por uma única aula numa academia local que tenha equipamentos similares.

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