Secreção ocular amarela em Basset Hounds

Escrito por erin ringwald | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Secreção ocular amarela em Basset Hounds
Os olhos caídos do Basset hound podem se tornar infectados (Duke Donovan image by Yana Luizo from Fotolia.com)

Os cães da raça Basset Hound possuem muitas características distintivas, incluindo os olhos caídos. Além disso, seus olhos parecem geralmente vermelhos devido à exposição das pálpebras internas. Por isso, o cão é propenso a ter secreção ocular. Se esta se torna amarelada, pode indicar um possível problema de saúde, e um veterinário deve ser contatado imediatamente.

Outras pessoas estão lendo

Causas

A secreção ocular de seu Basset hound pode ter uma série de causas diferentes. Uma das mais comuns é a conjuntivite, que se assemelha à condição que se desenvolve no olho humano. Muitas vezes, a afecção é causada por outras doenças, como cinomose ou doença corneana. Algumas vezes, o cão sofre trauma ocular e você pode não perceber que isso ocorreu. As infecções sinusais também podem ser responsáveis pela secreção. Quando as cavidades sinusais do animal ficam cheias, o muco pode extravasar por seus olhos. Há tendência ao desenvolvimento de olho seco em cães idosos, causando a secreção, segundo o site americano Dog First Aid 101.

Sintomas

Os sintomas são variáveis, dependendo da causa da secreção. Geralmente ela começa aquosa e clara, podendo consistir em excessivo lacrimejamento. Isso é difícil de determinar em cães de cor escura. Mas, segundo o site Dog First Aid 101, à medida que o problema progride, a secreção aquosa se torna amarela e pode ser viscosa. Seu início pode ser gradual ou súbito. Às vezes, a causa pode ser prurido ou irritação ocular, então você notará que o cão esfrega os olhos com as patas ou no tapete.

Diagnóstico

Quando levar seu cão ao veterinário para determinar a causa da secreção, ele fará um exame oftalmológico, inspecionará as pálpebras, a córnea, assim como as câmaras oculares do animal. Além disso, ele poderá informá-lo de outros sintomas não associados ao olho apresentados pelo seu cão, como secreção nasal. Dependendo do que for encontrado durante o exame oftalmológico, o veterinário realizará exames para detecção de bactérias, de sangue e físico completo. Segundo o site Vet Info, ele também poderá realizar um teste de Schirmer para verificar a produção lacrimal.

Tratamento

Depois que o veterinário diagnosticar a condição específica de seu Basset Hound, ele provavelmente vai recomendar vários tratamentos. Os antibióticos geralmente são prescritos para tratar infecções. Mesmo que o cão dê sinais de melhora, as medicações devem ser continuadas, a não ser que haja instruções ao contrário. Algumas medicações serão orais, enquanto outras serão tópicas, sendo aplicadas diretamente ao olho do animal. Às vezes, é suficiente uma simples limpeza ocular caseira para tratar o problema. Você pode limpar o excesso de secreção com um pano limpo e úmido, mas deve sempre usar um pano limpo para cada olho, para evitar passar bactérias de um a outro. O site Paw Nation recomenda o uso de soro fisiológico canino para lavagem ocular quando aprovado pelo veterinário.

Prevenção

Depois de curar efetivamente a secreção ocular amarela de seu Basset Hound, talvez você queira adotar medidas para evitar futuros problemas. Como esse cão normalmente fareja muito próximo ao chão, sujeira e bactérias podem entrar facilmente em seus olhos. Segundo o site Oregon Basset Hound Rescue, você pode ajudar a prevenir o acúmulo de sujeira e outros resíduos nos olhos do animal limpando-os algumas vezes por semana com um pano limpo e úmido. Ao notar vermelhidão ocular ou lacrimejamento além do normal, contate seu veterinário em busca de cuidados preventivos. Ficar atento à saúde atual de seu cão poderá ajudá-lo a detectar precocemente os sinais de alerta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível