Semelhanças entres pontes em arco e pontes de treliça

Escrito por heather reeher | Traduzido por mariana munhoz
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Semelhanças entres pontes em arco e pontes de treliça
As pontes podem ser construídas de diversos materiais (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

As culturas humanas têm usado pontes por séculos. As pontes em arco eram construídas na China antiga, e o Império Romano criou pontes em arco que cobriam grandes distâncias. As pontes foram inicialmente usadas para a passagem de pessoas e cavalos. Conforme as sociedades foram evoluindo, as pontes tiveram que suportar também carros e até locomotivas. A ponte de treliças foi desenvolvida e usada principalmente para a travessia de trens. As pontes em arco e de treliça possuem tantas semelhanças quanto diferenças notáveis em sua configuração.

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Alcance e uso

Ambas pontes em arco e de treliça são usadas para cobrir distâncias médias. Os dois tipos são desenvolvidos para a passagem de pessoas, veículos motorizados e trens. As pontes de aço, tanto em arco como de treliças, podem cruzar até 550 m de distância. A ponte em arco de concreto mais longa mede 425 m. Nenhuma das duas conseguem atingir grandes distâncias como aquelas cobertas por pontes suspensas ou estaiadas. As pontes de treliça tendem a seguir uma linha reta, enquanto as pontes em arco podem ser curvadas em diferentes direções.

Materiais

As pontes em arco eram originalmente construídas com pedras individuais, encaixadas juntas através do uso de força. Quando os romanos aprimoraram o uso do concreto, ele era usado para reforçar o encaixe das pedras. As pontes em treliça, que era primariamente criadas como alternativa para o uso de pedras caras, era inicialmente feita de madeira. O ferro foi usado por um curto período de tempo na construção de pontes, mas foi considerado inadequado, sendo substituído pelo aço, que ainda é usado na construção de pontes em arco e de treliça.

Construção

A construção de uma ponte em arco depende do formato em arco para suportar a ponte e a carga. A pressão da carga é difundida a partir do centro, da pedra angular, para os arcos e até os pilares nos dois fins da ponte. Uma ponte de treliça usa diagonais, horizontais e verticais para gerenciar tanto a compressão quanto a tensão. A carga causa a compressão, que cria a tensão. Ambos tipos de ponte transferem o peso para o chão.

Forças da ponte e da natureza

As pontes em arco e pontes de treliça lidam com torção, ou deformação, relativamente bem. As ressonâncias, ou vibrações, podem ser problemáticas para os dois tipos de ponte e podem causar desmoronamento. Problemas relacionados com as condições do tempo são as maiores causas de falhas nas pontes, e tanto pontes em arco quanto a de treliça estão susceptíveis ao calor e ao frio extremo, o que causa a expansão ou contração das pontes. Os desastres naturais como terremotos e tornados com certeza poderiam destruir pontes de ambos os tipos.

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