Arquitetura grega em construções modernas nos E.U.A.

Escrito por doug donald | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Arquitetura grega em construções modernas nos E.U.A.
Exemplos de arquiteturas da Grécia antiga encontradas na América moderna (GREEK RELIGION image by CHRISTOS KARAGIANNIS from Fotolia.com)

Os historiadores consideram a Grécia antiga o berço da civilização ocidental moderna. A filosofia, a ciência, linguagem e artes da antiga Grécia formam a fundação do pensamento ocidental moderno. Os romanos incorporaram muito da cultura grega antiga em sua sociedade, incluindo a filosofia, leis, artes e arquitetura. Esta cultura se espalhou pela Europa e pelos romanos para a civilização moderna pelo expansionismo europeu. A profunda influência da arquitetura grega antiga perdura há mais de 2.000 anos e é vista em edifícios em toda a América moderna.

Outras pessoas estão lendo

Clássicas Ordens Gregas da Arquitetura

O primeiro passo para reconhecer a influência grega na arquitetura moderna é a compreensão das três ordens clássicas da arquitetura: dóricas, jônicas e coríntias. A característica mais reconhecível de cada ordem são as colunas usadas na construção de edifícios públicos e templos. A maioria das ruínas remanescentes da antiga Grécia são da ordem dórica, que é a mais básica, com colunas robustas, grossas, sem adornos definidos diretamente em uma fundação. As elegantes e esbeltas colunas jônicas são mais altas e mais refinadas do que colunas dóricas. Colunas jônicas se posicionam em uma base e incluem miolo vertical e uma coroa com um design de pergaminho, chamado voluta. A arquitetura coríntia é a mais ornamentada das três ordens.

Arquitetura grega em construções modernas nos E.U.A.
O Partenon é uma combinação de arquitetura dórica e jônica. As grossas colunas em estilo dórico não têm uma base ou volutas na coroa, mas são caneladas como colunas jônicas. (Greek Architecture image by Jenda from Fotolia.com)

Arquitetura Grega no Design Básico

A maioria das pessoas associa a arquitetura grega com grandes edifícios públicos e casas. A verdade é que a arquitetura grega e seus princípios de construção são incorporados na mais básica das construções. Na arquitetura grega, as colunas eram fixas em uma fundação de pedra e apoiavam a estrutura da construção. No topo das colunas a coroa, ou capital, e o ábaco apoiavam vigas horizontais chamadas de verga ou arquitrave. Em construções emolduradas modernas, madeiras verticais (colunas) estão ligadas ao patamar que fica em uma pedra ou fundação de concreto. As vigas verticais são chamadas de prumos e são limitadas no topo (coroa) para evitar a separação e para suportar a carga do lintel, um feixe de madeira pesado posicionado horizontalmente no topo dos pilares. Esta estrutura básica suporta a estrutura da construção. Este é apenas um exemplo de como a arquitetura grega influencia nas construções modernas sem ser percebida.

Casas Anteriores à Guerra no Sul dos E.U.A.

A influência da arquitetura grega é aparente nas casas de estilo "grego renascentista" no sul dos E.U.A. antes da guerra. Algumas destas casas apresentam grandes colunas e colunatas, enquanto outras são casas geminadas mais contidas na cidade, com colunas pequenas na entrada. Savannah, Geórgia, tem muitos exemplos destas casas graciosas que são agora uma imagem duradoura de charme e prosperidade do início do século XIX no sul.

Construções Governamentais

A arquitetura grega projeta autoridade, permanência e poder. Estas qualidades fazem com que seja ideal para os edifícios do governo. A Suprema Corte dos Estados Unidos é um belo exemplo da arquitetura coríntia. A entrada oeste possui 16 colunas coríntias sob uma arquitrave entalhada. As graciosas colunas são cobertas com uma coroa de folhas de acanto detalhadamente gravadas, típica da ordem de Corinto.

Arquitetura grega em construções modernas nos E.U.A.
A Suprema Corte dos Estados Unidos é um exemplo da ordem coríntia (Greek Palace image by Diane Stamatelatos from Fotolia.com)

Monumentos e Memoriais

Inspirado no Partenon, o Memorial de Lincoln pode ser o melhor exemplo da arquitetura dórica clássica na América. O Memorial de Lincoln apresenta colunas dóricas grossas e masculinas, uma colunata impressionante e arquitrave sem adornos. O Memorial de Jefferson apresenta graciosas colunas jônicas, enquanto o Memorial Nacional do General Grant, mais conhecido como "A Tumba de Grant", em Nova York, incorpora tanto características jônicas quanto dóricas em seu design.

Arquitetura grega em construções modernas nos E.U.A.
O Memorial Lincoln é um exemplo da ordem dórica (Lincoln Memorial image by dwight9592 from Fotolia.com)

O Anfiteatro ao Ar Livre

Anfiteatros ao ar livre em toda a América devem sua existência aos gregos antigos. Construída em uma encosta famosa por sua lendária acústica, o anfiteatro semicircular de Epidauro é o protótipo do anfiteatro moderno. O Hollywood Bowl, na Califórnia, e o Hatch Shell, em Boston, são exemplos familiares do moderno anfiteatro ao ar livre. Os romanos expandiram o conceito de anfiteatro e construiram estádios, como o Coliseu, que evoluíram para os estádios modernos esportivos atuais.

Arquitetura grega em construções modernas nos E.U.A.
Anfiteatros gregos foram os precursores dos anfiteatros modernos como o Hollywood Bowl. (greek monuments image by SdoubleU from Fotolia.com)

Academia

A arquitetura grega muitas vezes é também um símbolo de aprendizagem e de educação e está bem representada nos campus universitários de toda a América. Projetada por Thomas Jefferson, a Rotunda da Universidade da Virginia foi inspirada no Panteão de Roma. Suas elaboradas colunas coríntias ilustram a progressão das ordens gregas de Roma até a América moderna. A Universidade de Michigan também possui vários exemplos de arquitetura grega. Projetado pelo famoso arquiteto Albert Kahn, Angell Hall é um clássico de ordem dórica com colunas robustas e um friso gravado. A Biblioteca Clements apresenta colunas e arcos coríntios. Muitos outros exemplos da arquitetura grega são encontrados nos campus universitários de costa a costa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível