Saúde

Por que a fome causa dor de cabeça?

Escrito por melinda dean | Traduzido por rayssa amorim

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Por que a fome causa dor de cabeça?

Por que a fome causa dor de cabeça?

Photo courtesy of: commons.wikimedia.org

Causa

Baixo nível de açúcar no sangue, ou hipoglicemia, acontece quando não se come o suficiente ou quando se consumem alimentos errados, causando dor de cabeça. Este é o motivo de pessoas sentirem dor de cabeça quando estão com fome. A dor vem do baixo nível de açúcar, impulsionando as vias nervosas, embora os mecanismos desse processo não sejam claros. O baixo nível de açúcar no sangue também pode intensificar enxaquecas. O açúcar no sangue depende dos níveis de glicose, ingerida a partir de carboidratos como batatas, frutas e pão. Ao entrar na corrente sanguínea, a glicose fornece energia às células. Caso não seja necessária, ela é convertida para uma forma chamada glicogênio e é armazenada no fígado e em células musculares. Quando alguém não se alimenta, o nível de açúcar começa a descer, e o corpo converte o glicogênio de volta em glicose. Ao ser lançada, ela aumenta o nível de açúcar no sangue de volta ao normal.

O que comer

A melhor maneira de controlar os níveis de açúcar no sangue é comer refeições regulares. Os tipos de comida ingeridas também são importantes. Quando alguém come muitos alimentos açucarados com o estômago vazio, o nível de açúcar aumenta. Mas também aumentam os níveis de insulina no corpo. A insulina ajuda a glicose a entrar nas células, fazendo o nível de açúcar no sangue cair, geralmente a níveis muito baixos. Alimentar-se de uma combinação de carboidratos complexos (como grãos integrais, feijões e ervilhas) e proteína é a melhor maneira de manter esses níveis regulados e de prevenir dores de cabeça. Esses carboidratos se tornam glicose mais rápido que carboidratos simples. Ingerir comidas ricas em fibras também ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, assim como incluir gorduras boas (encontradas em nozes ou azeite de oliva, por exemplo) à dieta. Essas gorduras são digeridas mais lentamente que carboidratos ou proteína. Além de ajudar a manter os níveis de açúcar balanceados, eles podem ajudar a diminuir dores de cabeça. Ingerir alimentos ricos em magnésio (espinafre, feijões, nozes e sementes) e vitamina B2 (folhas verdes, produtos lácteos, carne magra, pães integrais e cereais) pode impedir dores de cabeça ou diminuí-las.

Dicas

Comer com mais frequência também pode ajudar a estabilizar o nível de açúcar no sangue. Alguns nutricionistas recomendam comer seis pequenas refeições por dia em vez de três grandes refeições. Ter sempre lanches à mão ajuda quando se está há muito tempo sem comer. Pular o café da manhã geralmente leva ao baixo nível de açúcar. O corpo precisa se abastecer após oito horas de descanso. Ele também precisa se abastecer após exercícios, uma vez que os níveis de açúcar caem enquanto se exercita. É bom fazer uma alimentação alta em carboidrato antes disso. A cafeína normalmente não provoca grande efeito no nível de açúcar, especialmente se forem apenas algumas xícaras de café por dia. Mas ingerir grandes quantidades dela, principalmente em pouco tempo, pode interferir ao tentar manter os níveis de açúcar do sangue balanceados.

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