×
Loading ...

Como saber o sexo de uma calopsita

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Saber o sexo de uma calopsita é uma parte essencial para criá-las. A única maneira de ter certeza do sexo, é fazer um teste sanguíneo ou da casca do ovo em laboratório. Um ornitólogo pode investigar se sua calopsita é macho ou fêmea, mas esse processo requer um treinamento extensivo e cuidadoso. As calopsitas são idênticas até sua primeira muda, depois disso, existem alguns indícios que podem ajudá-lo a saber o sexo da ave.

Instruções

  1. Escute sua calopsita. Embora seja falsa a presunção de que as fêmeas não cantem, elas cantam menos que os machos. Se a calopsita vocalizar muito, será muito provável que seja um macho.

    Loading...
  2. Olhe para o rosto da calopsita. Normalmente, os machos possuem a face mais brilhante. Isso somente se aplica a algumas calopsitas, nas quais a cor do rosto é diferente da do corpo. Esse método não pode ser utilizado em calopsitas albinas ou com a face branca.

  3. Observe o comportamento. Os machos costumam se mostrar em seus poleiros, levantando as asas, estufando o peito e vocalizando. As fêmeas não costumam ter esse comportamento.

  4. Observe a cauda da calopsita. Enquanto os machos possuem uma cauda sólida, as fêmeas têm listas fracas embaixo das penas da cauda. Essa diferença é muito sutil nas aves pálidas e só é distinguível depois da primeira muda.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...