O que significa baixa função da tireoide?

Escrito por r.j. bowman | Traduzido por luiz fernando ferreira da silveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que significa baixa função da tireoide?
Hipotireoidismo (Duncan Smith/Stockbyte/Getty Images)

Muitas pessoas passam por exames de sangue de rotina com resultados que mostram baixa função da tireoide, mas muitos outros têm sintomas estranhos e realizam testes específicos para baixa função da tireoide, que também é conhecida como hipotireoidismo. Muitos médicos que não são especialistas em distúrbios do sistema endócrino não prestam atenção a todos os resultados do exame, olhando apenas para um teste básico. Quem acredita que possa ter hipotireoidismo deve procurar um médico que solicite pelo menos cinco exames de sangue para verificar a saúde e o funcionamento da tireoide.

Outras pessoas estão lendo

Níveis de TSH no sangue

O exame de sangue mais comum para distúrbios da tireoide é uma verificação do hormônio estimulador da tireoide (TSH). Este hormônio é produzido pela glândula pituitária e é enviado para informar a tireoide que deve fazer o seu trabalho. Se ela estiver com funcionamento baixo, a glândula pituitária produzirá muito TSH, em um esforço para fazer a tireoide funcionar como deveria. Atualmente, a leitura de TSH na gama de 0,3 a 3 é considerada normal para uma tireoide. Qualquer coisa superior a 3 no teste significa que você sofre de hipotireoidismo. Alguns médicos ainda pensam que qualquer leitura abaixo de 5 é considerada normal, e tentarão lhe dizer que você está bem, mesmo que os seus níveis de TSH estejam a 4.9. Certifique-se de que o seu médico lhe dê o número real ao invés de dizer apenas que "está normal".

Tiroxina livre (ft4)

Muitos médicos vão verificar a existência de tiroxina livre (T4 livre) pelo corpo. O t4 é um hormônio produzido pela tireoide quando estimulada pelo TSH. Ele é uma forma de hormônio que não está ligado a proteínas no sangue, e é capaz de penetrar no tecido para controlar as taxas metabólicas. A tiroxina livre deve estar em uma escala de 0,7 a 2,0. Se os resultados dos exames apresentarem taxas menores do que o intervalo normal, você provavelmente está sofrendo de hipotireoidismo.

Triodotironina livre (T3)

A triodotironina (T3) trabalha com o T4 no controle das taxas metabólicas do organismo. A diferença entre o T3 e o T4 é uma molécula de iodo. O T3 não possui ligação com proteínas no sangue e é livre para trabalhar no tecido muscular. O médico realizará um exame para verificar a função da tireoide através da quantidade de T3 existente no sangue. A faixa aceitável de resultados normais é 2,3 a 4,2. Se os seus resultados de T3 forem menores que 2,3, você provavelmente sofre de hipotireoidismo. Sua tireoide não está criando T3 suficiente, portanto, está com baixo funcionamento.

Triodotironina total (T3)

A triodotironina existe no corpo como T3 livre, T3 normal e T3 reverso. Um exame de sangue que verifica o total de todos os três tipos é conhecido como exame de T3 total. O intervalo normal neste teste é de 80 a 220. Se o T3 total for menor que 80, é provável que você tenha hipotireoidismo. No entanto, em muitas pessoas, os níveis de T3 total no corpo são normais, mesmo quando os valores de TSH e T4 indicam um problema de tireoide. Às vezes o corpo produz bastante T3, mesmo se a tireoide não estiver funcionando corretamente. Os resultados do exame de sangue para TSH e T4 são muito mais importantes no diagnóstico de uma tireoide com baixo funcionamento.

Anticorpos anti-tireoglobulina (anti-TG)

O médico também pode realizar um exame para verificar a existência de anticorpos anti-tireoglobulina no sangue. Este teste procura a tireoglobulina, que é por vezes encontrada no sangue. Esta é uma proteína que ataca a tireoide e pode destruir a sua função. O ensaio para o anticorpo anti-tireoglobulina é um teste positivo ou negativo. A maioria das pessoas vai apresentar um resultado negativo. Um resultado positivo indica que este anticorpo está presente no sangue e vai atacar a tireoide.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível