O que significa quando um cão começa a tremer?

Escrito por chrys lin | Traduzido por lucas de barros
O que significa quando um cão começa a tremer?
Às vezes, cães de pequeno porte tremem por nenhuma razão aparente (Small Dog image by Nick Scott-Jones from Fotolia.com)

Um cão sofre de tremores quando se agita ritmicamente, pra lá e pra cá, enquanto acordado. Os tremores verdadeiros não ocorrem durante o sono. As razões para um cão tremer podem variar desde simplesmente estar frio, até algo grave, como uma doença.

Frio ou dor

Um cão pode tremer quando está frio e, nesse caso, a cura seria simplesmente mantê-lo aquecido. No entanto, ele também pode passar por isso quando está sentindo dor, o que é muitas vezes o caso, se houver uma lesão no disco ou na medula espinhal. Analgésicos podem ajudar a aliviar o desconforto do cão.

Doença ou infecção

Problemas neurológicos, musculares e esqueléticos também podem provocar tremores em um cão, devido à perda de controle sobre o seu sistema nervoso e músculos. Ele também pode tremer se estiver passando pelo desconforto de uma aflição, como os ácaros da orelha ou uma alergia, relata o Dog Symptoms Cure.

Síndrome do tremor em cães pequenos

Os cães pequenos frequentemente tremem sem razão aparente. Isso é conhecido como "síndrome do tremor". Geralmente ocorre em pequenos cães brancos, e os veterinários até hoje não conseguem encontrar uma razão para isso. Essa condição é, por vezes, tratada com medicação ou terapia.