O que significa a sigla Wi-Fi?

Escrito por lou martin | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que significa a sigla Wi-Fi?
Conheça o significado e os tipos de padrões da tecnologia Wi-Fi (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ao contrário da crença popular, o termo Wi-Fi não é uma abreviação ou anacronismo. Ele é uma marca registrada que pertence a Wi-Fi Alliance e é utilizado para descrever o padrão 802.11 de cabos de rede do Institute of Electrical and Electronics Engineers. O nome Wi-Fi, no entanto, evoca o termo estereofônico "Hi-Fi", que é uma abreviação para "high fidelity (alta fidelidade)". A partir da data de publicação, quatro padrões de Wi-Fi são utilizados em uma variedade de dispositivos de informática, incluindo celulares, computadores e consoles de videogames.

Outras pessoas estão lendo

Padrões

Atualmente, os padrões Wi-Fi 802.11a, 802,11b, 802.11g e 802.11n são amplamente utilizados. Quando a tecnologia Wi-Fi foi introduzida, sua intenção era de substituir o padrão 802.11b que operava em uma frequência de 2.4 GHz, mas desde então foi expandida para incluir todos os padrões 802.11. O padrão 802.11b, o mais velho do grupo, transfere dados em uma taxa de 11 megabits por segundo, enquanto o 802.11a e o 802.11g oferecem uma velocidade de até 54Mbps. O mais novo padrão Wi-Fi, 802.11n, produz taxas de transferência de dados de até 140 Mbps. Os padrões 802.11a, 802.11h e 802.11n possuem retrocompatibilidade com antigos padrões da tecnologia.

Alcance

Comparado com as redes sem fio 2G e 3G, o Wi-Fi oferece uma conectividade de rede de alcance muito menor, tipicamente entre 30 e 90 m internos e 600 m externos. A cobertura do Wi-Fi algumas vezes é oferecia por empresas e organizações, tais como restaurantes e escolas, mas é mais utilizada por residentes em suas casas. As redes 2G e 3G, em comparação, oferecem áreas de coberturas muito mais amplas, abrangendo normalmente grandes áreas metropolitanas, ou em outros casos, cobertura nacional. Enquanto a maioria dos padrões Wi-Fi transmitem em uma frequência de 2.4 GHz, somente o padrão 802.11a utiliza a frequência de 5 GHz. Outros tipos de tecnologias sem cabo, tais como o Bluetooth, operam utilizando uma banda de 2.4 GHz, mas não interferem com o Wi-Fi.

Rede sem fio x Wi-Fi

A tecnologia Wi-Fi oferece uma velocidade de transferência de dados tipicamente mais rápida que as fornecidas pelas redes 2G e 3G. A tecnologia General Packet Radio Service, por exemplo, é um protocolo de rede 2H que produz uma velocidade de até 115 Kbps. Outra tecnologia de rede 2G, conhecida como Enhanced Data for Global Evolution, foi desenvolvida para substituir a GPRS e oferece taxas de transferência de até 384 Kbps. A tecnologia Evolution Data-Optimized é um protocolo de rede 3G que produz velocidades de até 2.4 Mbps, enquanto a tecnologia 3G High-Speed Downlink Packet Access transfere em taxas de até 21 Mbps.

WiMAX

Construída no padrão IEEE 802.16, a tecnologia WiMAX é o próximo passo do Wi-Fi e começa a ganhar ampla utilização. Ela aumenta o alcance da conexão sem fio de até 91,2 m, oferecidos pelo Wi-Fi, para até 48,3 km. Similar a rede 2G e 3G, o WiMAX é projetado para grandes áreas metropolitanas. Vale lembrar que nem todos os aparelhos têm compatibilidade com essa nova tecnologia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível