O que significa o termo literário "personagem dinâmica"?

Escrito por simone wood | Traduzido por ana carolina dantas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que significa o termo literário "personagem dinâmica"?
Classifique o herói do seu conto favorito (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Reconhecer tipos diferentes de caracterização pode ajudar leitores a analisar uma narrativa. Críticos têm categorizado personagens em dois tipos básicos, "dinâmicas" e "estáticas". Alunos e leitores precisam saber não somente como definir esses termos, mas também como aplicá-los a narrativas ficcionais.

Outras pessoas estão lendo

Definição de personagem dinâmica

Uma personagem dinâmica, às vezes também chamada de personagem redonda, é aquela que vive ou demonstra mudança significativa ou transformação pessoal durante o curso de uma história. Personagens dinâmicas são frequentemente contrastadas com personagens estáticas ou planas, que não vivem ou demonstram qualquer modificação real no pensamento ou comportamento entre o início e o fim de uma narrativa. A maioria dos protagonistas é de personagens dinâmicas e, em parte, devido a isso, assim somos capazes de investir neles como leitores.

Personagem dinâmica, exemplo 1

Em "O Grande Gatsby" de F. Scott Fitzgerald, o narrador, Nick Carraway, deixa o centro-oeste americano e vai para Nova Iorque para começar sua carreira e explorar várias possibilidades. Ele é muito inocente e ingênuo sobre as pessoas e os caminhos do mundo. Nick vê Jay Gatsby, a princípio, como uma personificação sincera e própria do sucesso que todos desejam. Porém, durante o romance, Nick fica desiludido quando descobre os negócios desonestos de Gatsby e vê seu desespero. O próprio Nick também muda de um jovem inocente e inexperiente para alguém que testemunhou crimes, excessos, crueldade e tristeza e chega a ser cruel (sem intenção) com uma mulher que gostava e confiava nele. Por conta do aprofundamento e transformação de sua perspectiva e pessoa, Nick é um bom exemplo de personagem dinâmica.

Personagem dinâmica, exemplo 2

Outro exemplo de personagem dinâmica é Elizabeth Bennet, do romance "Orgulho e preconceito", de Jane Austen. No início da história, Elizabeth detesta Sr. Darcy e vê apenas seus defeitos. Ela é teimosa e inflexível nesse sentido. No entanto, conforme o livro avança, conhece suas qualidades e atitudes nobres e sua opinião sobre ele muda. Ela também, ao cometer erros de julgamento, adquire grande conhecimento sobre si mesma e sobre seus próprios defeitos e torna-se mais humilde.

Personagem dinâmica, exemplo 3

No romance de fluxo de consciência "Mrs. Dalloway", de Virginia Woolf, Clarissa Dalloway também é uma personagem dinâmica. Embora ela não altere sua personalidade obviamente ou mude a forma como age, sua consciência e a aceitação do mundo e de seu lugar social e temporal nele ao fim do romance são maiores do que no início. No curso de um dia, ela refaz os eventos de toda sua vida e parece alcançar uma maior quietude e conexão ao momento presente quando a história acaba. Embora seu "dinamismo" seja mais sutil que dramático, seu caráter é complexo e passa por transformações pequenas, porém significativas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível