O significado de almas afins

Escrito por gerri blanc | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O significado de almas afins
Almas gêmeas costumam ser inseparáveis (Image by Flickr.com, courtesy of Powi) (Per Ola Wiberg)

O Webster’s New College Dictionary define alma gêmea como "um indivíduo com as mesmas crenças, atitudes e sentimentos de outra pessoa". A história e relevância cultural desse termo em relação a como interagimos com as outras pessoas nos faz pensar no amor desejado e nas conexões que criamos com as pessoas. Almas afins são identificadas por ter conexões de outro mundo entre si, com laços que são muito difíceis de quebrar.

Outras pessoas estão lendo

Origens

Do inglês, as palavras "kindred" e "spirit" (que significam "alma gêmea") datam do século XIII. "Kindred" veio de "kinraden", do inglês arcaico, que, por sua vez, veio da palavra "raeden", que significa "condição" ou "regra". "Spirit" tem suas origens de "espirit", do francês arcaico. A palavra "kindred" normalmente se refere a família ou parentes, enquanto "spirit" tem diversos significados, incluindo o da versão original da palavra: alma, coragem, vigor e fôlego. O termo "kindred spirit" tem uma história não muito clara em termos de quando foi usado pela primeira vez.

Psicologia

Entre as mulheres, conexões próximas tendem a acontecer mais que com homens. Apesar de os homens terem mais amigos, as relações femininas tendem a ser mais profundas. Como Carol Lasser escreveu em seu artigo ""Let Us Be Sisters Forever" (Sejamos irmãs para sempre), desde o século XIX as mulheres criavam laços com outras mulheres, devido à proximidade, durante a revolução industrial. Normalmente não respeitadas como as dos homens, as amizades entre mulheres costumam ser mais fortes, diz Lasser, devido às dificuldades em comum. Um estudo feito na Universidade de Manchester sugere que mulheres são melhores amigas que homens, pois elas ajudam os amigos nas horas boas e ruins.

Romance

Apesar de almas afins não terem necessariamente uma conotação romântica, os laços criados pela convivência podem dar origem a um relacionamento. Por exemplo, conforme você descobre a pessoa, pode começar a sentir uma conexão mais profunda ao dividir experiências e descobrir interesses em comum. Almas afins às vezes são consideradas sinônimos de almas gêmeas, como se o destino tivesse se encarregado de juntar duas pessoas.

Relevância cultural

O termo "almas afins" é usado em diversas culturas para descrever amigos íntimos e amantes. Ao fazer uma busca do termo, você encontrará diversos sites de relacionamento sugerindo que podem ser feitas conexões entre almas afins. O termo também é título de várias publicações online e impressas, como "Kindred Spirit Magazine" e vários outros livros, programas de TV e filmes. A escritora L.M. Montgomery usou a frase em seu livro "Anne of Green Gables".

Exemplos de almas afins

Existem vários exemplos citados em livos de história, entre eles: Alexandre, o Grande e Cleópatra, Charlotte e Emily Bronte, Rainha Vitória e Príncipe Albert, e John Lennon e Paul McCartney. Personagens ficcionais incluem Anne e Gilbert, de "Anne of Green Gables", Butch Cassidy e Sundance Kid, Jim e Pam da série de TV “The Office” e Capitão James T. Kirk e Spock de “Star Trek.”

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível