O significado da escala completa do quociente de inteligência (QI)

Escrito por lena freund | Traduzido por carlos augusto santana filho
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O significado da escala completa do quociente de inteligência (QI)
Há muitos fatores que são ponderados na determinação da escala completa do QI de um aluno (students image by dinostock from Fotolia.com)

Há muitos fatores envolvidos na determinação do quociente de inteligência ou QI. Há testes que podem julgar a capacidade do aluno de processar informações, interpretar palavras e frases ou se concentrar sem distrações. Todos esses elementos, em conjunto, compreendem a escala completa do QI.

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Teste de QI WISC-IV

Em dezembro de 2010, o teste de QI aplicado a alunos com idades entre 6 e 16 anos foi chamado de teste WISC-IV. Há 10 segmentos nesse teste, os quais oferecem pontuação geral em quatro áreas: compreensão verbal, raciocínio perceptivo, velocidade de processamento e memória de trabalho. Essas avaliações, juntas, fornecem o QI em grande escala. A pontuação máxima que pode ser alcançada é de 160 pontos.

Componentes da escala completa do QI

A escala completa do QI julga múltiplas habilidades intelectuais. Os testes julgam a capacidade do aluno de raciocinar abstratamente, tanto com instruções verbais quanto visuais. Essas instruções avaliam as memórias auditivas e visuais dos alunos, combinadas com o tempo que eles demoram para chegar a uma resposta.

Problemas com a pontuação de QI

Na maioria dos testes do tipo WISC-IV, a pontuação para a compreensão verbal e o raciocínio perceptivo é muitas vezes superior àquela da velocidade de processamento e memória de trabalho. Profissionais do Centro de Desenvolvimento de Superdotados de Denver acreditam que a pontuação de muitos estudantes decresce quando o tempo do teste é muito prolongado.

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