Mais
×

O significado do gerânio-vermelho

Atualizado em 17 abril, 2017

Os gerânios são plantas florescentes, com folhas recortadas ou rendilhadas e flores em tons vermelhos, róseos, brancos, salmão, lilás e outras cores mistas. Popular há décadas em casas e jardins, os gerânios em vasos acrescentam um toque de cor aos parapeitos das janelas e varandas frontais. Quando presenteados, o significado do gerânio-vermelho pode ser bem simples, mas está associado a algum simbolismo.

Significado dos gerânios-vermelhos (Geranio image by tuohost from Fotolia.com)

Gerânios-vermelhos na literatura

No livro "To Kill a Mockingbird" (Matar um Tordo), de Harper Lee, vasos de gerânios-vermelhos eram exibidos na área externa da casa negligenciada de um personagem. Alguns eruditos teorizam que essas flores "podem simbolizar o bem que existe em todos, não importa o quão corrupto se possa ser..."

Tons de vermelho

Existem gerânios-vermelhos em vários tons. A variedade Forever Red é a cor mais semelhante ao vermelho real. O tom Rose Preference também é vermelho, porém mais sutil. Outras tonalidades de cores do gerânio vermelho são: Dolly Varden, Skies of Italy e Cherry Orbit.

Gerânio-vermelho (Geranium image by MrsH from Fotolia.com)

Gerânios-vermelhos na cultura popular

"Trigun" é um show de televisão americano na forma de "anime" (animação japonesa). Em toda a série, o personagem principal, chamado Vash, usa um casaco vermelho em honra à sua figura materna, Rem. A flor favorita de Rem é o gerânio-vermelho. Assim, embora o significado da flor não seja explicado na série, o significado do casaco vermelho usado pelo personagem representa o gerânio-vermelho.

Um exemplo de "anime" (Angry one image by AirMan from Fotolia.com)

Gerânios em meados do século XX

As casas do pós-guerra de meados do século XX geralmente tinham vasos de gerânio do lado de fora, levando algumas pessoas a acreditar que a flor representasse uma mudança e novo visual positivo. Para muitos adultos, que cresceram na era pós-guerra, gerânios vermelhos trazem de volta boas lembranças de casa.

Significados da cor da flor

Muitas flores são conhecidas por representar uma sensação ou emoção. Por exemplo, flores amarelas são a cor da amizade, brancas simbolizam reverência e azuis ressaltam a paz e a calma. Flores vermelhas são conhecidas geralmente por representar romance, afeição ou poder. Dar ou receber gerânios-vermelhos pode ser considerado um gesto de amor ou desejo.

Fragrâncias e aromas

Os gerânios podem ser perfumados ou não. No caso dos aromáticos, as fragrâncias que um gerânio pode ter são: limão, laranja, menta e de rosas. Algumas pessoas acham os odores do gerânio muito grosseiros e fortes, enquanto outros o consideram picantes demais para serem agradáveis. Os gerânios em vários tonas de vermelho não compartilham uma aroma comum, mas possuem uma variedade de fragrâncias.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article