O que significam as manchas negras na gengiva do meu cão?

Escrito por kyra sheahan | Traduzido por débora sousa
O que significam as manchas negras na gengiva do meu cão?
Examine a gengiva do seu cão à procura de sinais de doenças (Apple Tree House/Lifesize/Getty Images)

Quando adquirir um filhote ou um cão adulto, é recomendável pesquisar a raça e descobrir que tipos de padrões de gengivas são considerados normais. Por exemplo, para algumas raças, pode ser comum formar manchas negras nas gengivas. No entanto, se notar a aparição desse sintoma nas gengivas do seu animal, você deve entrar em contato com um veterinário para discutir questões de higiene bucal.

Infecção gengival

Manchas marrons nas gengivas do seu cão pode ser um sinal de infecção da gengiva, como a gengivite. A melhor maneira de determinar isso é pedir para um veterinário examiná-lo, mas você mesmo pode fazer isso em casa. Procure por vermelhidão ou inchaço perto das manchas ao longo da gengiva. Pode ser que você veja até sinais de um leve sangramento. Além disso, se parecer que o cão está mastigando apenas de um lado da boca, é possível que ele tenha uma infecção dolorosa da gengiva e precisa ser examinado pelo veterinário.

Pigmentação normal

Algumas raças caninas têm uma pigmentação normal de manchas negras em gengivas rosadas, de acordo com o American Kennel Club. As gengivas rosadas são um sinal de boa saúde, mas se o seu cão tiver manchas negras normais na gengiva, torna-se mais difícil identificar quando ele contrair uma doença desse tipo. Fique de olho nas manchas normais e veja se elas crescem, alteram ou multiplicam-se. Mais pintas negras nas gengivas rosadas poderiam significar a presença de uma infecção, mas não é motivo de preocupação se as manchas continuarem iguais.

Advertência

As infecções na gengiva que não forem tratadas podem se espalhar por todo o corpo do animal, levando a outros tipos de infecções e problemas de saúde. Consequentemente, é importante cuidar da saúde bucal do seu cão em uma base preventiva e sempre que suspeitar de uma doença gengival. As manchas negras nas gengivas do seu cão que representam uma doença no local podem acabar fazendo com que os dentes apodreçam, fiquem moles ou caiam, dificultando a atividade de mastigar e comer confortavelmente.

Prevenção

A gengivite pode ser evitada com uma boa higiene oral. Você pode escovar os dentes do seu cão para se livrar de tártaro e placa bacteriana, usando uma escova de dentes e creme dental próprios para cães. Outra tática de prevenção é oferecer brinquedos de mastigação para o seu animal que ajudem a massagear a gengiva e a remover o tártaro.