Por que os silos de grãos são redondos?

Escrito por chuck ayers | Traduzido por ludmyla dias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Faça um passeio pelo campo ou ao longo de uma estrada através do Centro-Oeste, onde os grãos são mais abundantes, e você verá grandes objetos de formas cilíndricas que surgem no horizonte. É um sinal de que uma fazenda produtora de grãos está próxima, mas os silos não são construídos redondos por seu valor monumental. Eles são como cilindros por razões práticas, que vão desde o custo até o uso eficiente da terra.

Outras pessoas estão lendo

Gerenciamento do espaço

Os silos redondos minimizam o terreno necessário para a construção do armazenamento e fazem um uso mais eficiente da terra, que custa dinheiro. O formato alto ajuda no armazenamento e na distribuição.

Armazenamento

A maioria das pessoas não pensam em grãos em termos de peso, tensão e pressão. Quando você colhe uma grande lavoura de milho, todos os cereais somam toneladas e toneladas. Esse peso não só exerce pressão sobre o grão armazenado na parte inferior, mas também sobre os lados do recipiente que o segura. As forças externas são conhecidas como forças de tensão de arco, que são contidas com mais eficiência por meio de reforço de aço das paredes. O peso de compressão também cria calor, aumentando a pressão à construção. Uma estrutura de forma quadrada ou retangular teria de resistir a pressões de flexão e as suas bases teriam que resistir às forças normais que podem ser provocadas pela carga de grãos. Por comparação, as estruturas cilíndricas resistem mais às pressões verticais.

Menos articulações

Em um silo cilíndrico, há juntas apenas ao longo da base e a parte superior é cônica, que deve ser montada firmemente por duas razões. Primeiro, aumenta a rigidez das paredes. Em segundo lugar, faz com que o silo seja hermético e mais fácil de fumigar. Estruturas quadradas ou retangulares têm articulações em cada canto, fazendo a vedação e a fumigação mais difícil. Estocar a colheita é importante para evitar a deterioração. Além disso, o grão colhido atrai roedores e insetos, construções com menos articulações dá às pragas menos espaços para que possam entrar.

Carga e descarga

Em uma estrutura quadrada, transportadores e outros equipamentos são necessários para maximizar a quantidade de grãos que podem ser armazenados. As máquinas são necessárias também para esvaziar a estocagem. Com silos, a gravidade resolve ambos os problemas. É essencialmente despejados ou derramado em um ponto mais alto e a gravidade faz o resto. Alguns silos possuem estrutura de pesagem mecanizada e um elevador para carregar caminhões ou vagões de carga, mas, na maioria dos casos, é desnecessário. Sem mecanização, o peso do veículo é conhecido antes de ser enchido e, em seguida, pesado depois. Esses dois números permitem determinar quantas toneladas de grãos foram carregados para o mercado. Para encher o veículo, a gravidade e uma abertura. Quando o silo é aberto, os grãos descem pela abertura e vão para dentro do recipiente que será enchido.

Os custos da terra

Se os custos da terra não são uma consideração, você deve decidir o quão alto deve construir um silo. Isso depende principalmente da quantidade de grãos que você espera armazenar no silo e quanto tempo você quer que ele dure. A regra simples é que quanto mais baixo o silo, maior será a integridade estrutural e maior a resistência, porque a pressão do grão será menor. Para ser mais preciso, o menor custo e os silos mais duráveis​​ são aqueles em que a altura da parede é cerca da metade do raio do silo (a base redonda). Portanto, silos menores custam menos e são mais duráveis​​.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível