Como simular um programa de perguntas e respostas em sala de aula

Escrito por erica loop | Traduzido por anderson gandor
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Como simular um programa de perguntas e respostas em sala de aula
Incorporar jogos de perguntas e respostas ao conteúdo escolar é uma otima maneira para fazer os alunos memorizarem as informações (http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Third_floor_classroom.JPG)

Convencer os alunos a estudarem a matéria geralmente é frustrante e desafiador. A falta de interesse se torna cada vez mais aparente no decorrer da aula. Isto é evidenciado pela postura, cada vez mais relaxada, dos alunos na classe, e também pela constante verificação das horas no relógio. Muitos professores superam este problema incorporando jogos de perguntas e respostas ao conteúdo escolar, que ajudam os estudantes a memorizar melhor as informações. Estudantes gostam muito de impressionar os colegas com o conhecimento que têm, e jogos como estes os farão sentir como competidores reais de um programa de perguntas e respostas.

Nível de dificuldade:
Fácil

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O que você precisa?

  • Quadro negro ou lousa branca
  • Papel e caneta

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Instruções

  1. 1

    Desenhe uma grade sobre a lousa ou quadro negro. Escreva um título para uma categoria, por exemplo, "Partes do discurso", na primeira caixa de cada coluna. Preencha o resto da coluna com uma pontuação em ordem crescente.

  2. 2

    Prepare o mesmo número de perguntas (e respostas) correspondentes ao espaço disponível na grade. Perguntas mais difíceis devem ter uma pontuação maior. Coloque um asterisco ao lado das duas perguntas que serão usadas para dobrar a pontuação. Coloque estas informações em uma planilha para que você, como moderador, possa ler durante o jogo.

  3. 3

    Divida a classe em dois times. Determine a ordem na qual os membros de cada equipe irão responder as questões. Jogue um moeda para decidir qual dos times irá responder a primeira questão. Certifique-se de que os dois times consigam visualizar e ler claramente a grade.

  4. 4

    Peça ao primeiro membro do time selecionado para escolher um valor de pontuação de qualquer uma das categorias. Leia a resposta correspondente para a questão. O estudante terá que fornecer uma resposta em forma de pergunta, por exemplo, "O que é um substantivo?".

  5. 5

    Dê ao outro time a chance de responder, se o primeiro estudante não souber a resposta correta. Coloque um "X" na caixa correspondente, uma vez que a pergunta for respondida.

  6. 6

    Cada vez que alguém acertar uma questão, escreva a pontuação adquirida sob o nome da cada time.

  7. 7

    Peça aos estudantes para apostarem toda ou parte da pontuação que possuem, quando o time escolher uma das questões marcadas com o asterisco "dobrar a pontuação". Depois que eles decidirem quanto irão apostar, leia a questão. Adicione ou deduza o dobro do número de pontos apostados, dependendo se a resposta for correta ou não.

  8. 8

    Continue o jogo até que todas as caixas da grade estejam marcadas.

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