Sinais e sintomas de que os dentes do siso precisam ser retirados

Escrito por elizabeth baker | Traduzido por fernanda lemi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais e sintomas de que os dentes do siso precisam ser retirados
Alguns dentes do siso se desenvolvem corretamente e não precisam ser extraídos (doctor to extract a wisdom tooth image by gb from Fotolia.com)

Os dentes do siso, também chamados de "dentes do juízo" por aparecerem de forma tardia na vida de um paciente, são molares que podem crescer normalmente se a boca da pessoa for grande o suficiente e se eles crescerem com o alinhamento certo. Mas em muitos casos, um paciente pode precisar remover esses dentes, em um procedimento simples e comum que alivia qualquer sintoma de dor.

Outras pessoas estão lendo

Características

Os dentes do siso estão localizados no topo e na base da boca, bem ao fundo, e são os terceiros molares a partir da frente. Esses dentes são chamados de "dentes do juízo", pois eles geralmente surgem quando o paciente tem de 17 a 21 anos, ou seja, quando tem idade o bastante para ter um pouco de "juízo". Apesar de muitas pessoas precisarem remover seus dentes do siso devido à falta de alinhamento ou falta de espaço na boca, alguns dentes se desenvolvem corretamente e não precisam ser extraídos.

Quando os dentes do siso precisam ser extraídos

Quando os dentes do siso surgem, eles rompem a gengiva, fazendo com que um pedaço de tecido cresça sobre eles. Alimentos podem ficar presos nesse retalho e pode ocorrer uma séria infecção, resultando no procedimento cirúrgico necessário. Além disso, os dentes do siso precisam ser extraídos se crescerem entortados ou na direção errada. Também precisam ser retirados se a mandíbula não é grande o bastante ou se não há espaço o suficiente na boca. Neste caso, os dentes talvez não consigam romper a gengiva e podem se tornar prensados, fazendo com que a extração seja necessária. Por último, se os pacientes não forem capazes de limpar os dentes do siso, eles podem começar a apodrecer, resultando, muitas vezes, em um procedimento de extração desnecessário.

Sintomas de que os dentes do siso precisam ser extraídos

Geralmente, dentes do siso que precisam ser extraídos não possuem nenhum sintoma sério ou notável. Porém, em alguns casos, eles mostram sinais óbvios de que não estão crescendo de forma correta. Esses sintomas incluem dor ou rigidez no maxilar próxima ao dente prensado, dor e irritação em um dente emergindo em um ângulo estranho, inchaço infeccionado no pedaço de tecido da gengiva localizada no fundo da boca, amontoamento dos outros dentes, cáries, gengivite no fundo da boca ou uma sensação de desconforto conforme o dente raspa na bochecha, língua ou na parte inferior da boca. Geralmente, esses sintomas começam a se desenvolver quando o paciente tem entre 15 e 25 anos de idade. Raramente pacientes acima de 30 anos precisam extrair dentes do siso.

Diagnóstico

Dentistas realizam testes simples, como sentir o fundo da boca e ao longo da linha da gengiva, a fim de se determinar se um dente do siso está aparecendo com sucesso. Além disso, raios-x podem ajudar a determinar se o dente está se movendo e se seu alinhamento o permitirá que cresça de forma segura.

Procedimento

Se o dentista suspeitar que os dentes do siso de um paciente estiverem crescendo e que não haverá espaço, ou que eles estão desalinhados, ele recomendará que os dentes sejam extraídos por um cirurgião dentista. Apesar de os pacientes às vezes sentirem os sintomas de somente um dos quatro dentes do siso, os cirurgiões geralmente recomendam que os quatro dentes sejam retirados ao mesmo tempo, para o paciente economizar em procedimentos caros no futuro. Muitos cirurgiões dentistas concordam, também, que é mais fácil extrair dentes em pacientes em torno de 20 anos de idade ou menos, pois as raízes dos dentes e o osso maxilar não estão completamente desenvolvidos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível