Síndrome do filho do meio em adultos

Escrito por caryss woods-behan | Traduzido por eduardo levy
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Síndrome do filho do meio em adultos
Filhos do meio sentem que nasceram na hora errada (shaunae/flickr.com, SweetKaran/flickr.com, Just for Fun/flickr.com, Aflcio2008/flickr.com, feverblue/flickr.com, SueWaters/flickr.com, mikebaird/flickr.com)

No livro do Dr. Kevin Lehman's, "The Birth Order Book", ele trata de adultos que são filhos do meio e que lamentam sua posição na família, considerando que nasceram muito cedo ou muito tarde. Se é o filho do meio, é possível que, mesmo já crescido, você ainda ouça seus pais lhe dizendo que você era jovem demais para fazer o que seu irmão mais velho fazia ou velho demais para agir como o caçula. Mesmo assim, pode ser uma surpresa positiva descobrir que os desafios que você enfrentou quando era jovem podem tê-lo ajudado a se preparar para a vida adulta.

Outras pessoas estão lendo

História

Nas suas obras clínicas, Alfred Adler (1870 – 1937), o pai da psicologia individual, atribuiu significado à ordem de nascimento de uma pessoa na família. Ele apontou certas características do filho do meio, particularmente o impulso de competir com o primogênito e, depois, eclipsar as conquistas deste (ver o item 1 das Referências).

Síndrome do filho do meio em adultos
Adler

Significado

De acordo com Lehman, o filho do meio é privado da distinção especial concedida ao primogênito e ao caçula, assim, se você é o filho do meio, pode ter se sentido excluído dos holofotes da família e ter competido com seus irmãos pela atenção de seus pais, lutando por respeito e reconhecimento na família (ver o item 2 das Referências).

Síndrome do filho do meio em adultos
O filho do meio pode se sentir excluído

Efeitos

Por ser o filho do meio, o seu ambiente talvez o tenha preparado para ver a realidade da vida adulta, assim você provavelmente se esforçou mais para ser reconhecido e exigiu menos dos outros. A pesquisa de Lehman sugere que os filhos do meio com frequência se tornam adultos desembaraçados e tenazes, capazes de transformar obstáculos em oportunidades. É possível que você se veja refletido na descrição de Lehman do filho do meio como alguém cujo ambiente lhe preparou para a vida, dando-lhe as ferramentadas necessárias para comprometer-se, ter empatia pelos outros e ser generoso (veja o item 2 das Referências).

Síndrome do filho do meio em adultos
Os filhos do meio se tornam adultos tenazes

Considerações

A pesquisa de Lehman indica que a experiência de ser o filho do meio pode fazer com que as pessoas sintam empatia pelas vítimas de injustiças. Às vezes, no entanto, a capacidade do filho do meio de suportar tratamento injusto compele os outros a tirar vantagem dele. Assim, se você é o filho do meio, talvez se identifique com a explicação dada por Jane, que também é, quando lhe perguntaram por que aceitava os maus-tratos do marido: "Não é tão ruim, eu aguento" (veja o item 2 das Referências).

Síndrome do filho do meio em adultos
Os filhos do meio sentem empatia por vítimas de injustiças

Benefícios

Os estudos de Adler sugerem que, em circunstâncias normais, os filhos do meio têm um futuro promissor. No entanto, ele ressalta que quando essas pessoas têm irmãos mais velhos de muito sucesso, podem experimentar sentimentos de futilidade e frustração ao tentar alcançá-los. Mas, de acordo com o psicólogo, o primogênito estabelece o ritmo para o próximo filho, instilando nele uma pressão para seguir adiante, o que pode ajudá-lo a se tornar um adulto produtivo (ver item 1 das Referências).

Síndrome do filho do meio em adultos
O primogênito estabelece o ritmo para os próximos filhos

Características

Ao atingir a idade adulta, pode ser que você resista a compartilhar seus sentimentos e pensamentos com os outros, inclusive cônjuges. Esse comportamento cuidadoso e reservado pode ter sido herdado da infância, quando você talvez tenha se sentido excluído da segurança do círculo familiar. Quando adulto, porém, seu desejo de ser incluído e aceito pode fazer com que você nutra bons relacionamentos e seja fiel à sua esposa (ver item 2 das Referências).

Síndrome do filho do meio em adultos
Os filhos do meio costumam ser fiéis

Dicas

Lehman aconselha que, ao se tornarem adultos, os filhos do meio não se desvalorizem ao se compararem a seu irmão mais velho ou a outras pessoas. Além disso, com frequência os filhos do meio possuem excelentes talentos de administração e liderança. Assim, se você receber uma oferta de emprego na área de administração ou em outra tarefa de liderança, não a recuse por achar que não tem os requisitos necessários para o trabalho. Lehman recomenda aceitá-lo, usando suas forças e seus talentos naturais de filho do meio a seu favor (ver item 2 das Referências).

Síndrome do filho do meio em adultos
Os filhos do meio são bons líderes

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível