O que é uma sintaxe XML inválida?

Escrito por sue smith Google | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é uma sintaxe XML inválida?
XML é uma opção comum para armazenamento de dados em sites (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

XML é uma linguagem de instruções para dados estruturados. Isso significa que os arquivos XML guardam elementos de dados, modelando-os como elementos. Cada elemento é representado em uma estrutura com etiquetas. Muitas outras tecnologias e linguagens de programação podem trabalhar com dados XML para criar aplicações web e locais. Para que esse processo possa ter sucesso, o conteúdo XML deve estar corretamente estruturado. A sintaxe XML inválida ocorre quando um arquivo XML tem estruturas inválidas.

Outras pessoas estão lendo

Sintaxe XML

A sintaxe XML envolve elementos e atributos. O seguinte fragmento XML demostra como guardar os detalhes de uma pessoa:

<person gender="male">Jim</person>

O elemento possui uma etiqueta de abertura, uma de finalização e conteúdo entre elas. A etiqueta de abertura também possui um atributo para fornecer informação adicional sobre o elemento de dados que está sendo modelado. Entre os dados XML também se incluem estruturas aninhadas, com elementos contidos em outros, o que cria uma estrutura de árvore como a seguinte:

<office> <worker type="administration">Mary</worker> <worker type="management">Alice</worker> </office>

O elemento "office" aqui é o elemento principal e os elementos "worker" são os secundários. Os elementos secundários podem incluir outros.

Correção

Se um elemento de dados XML contiver só elementos estruturados corretamente, sem erros de sintaxe, o XML pode ser descrito como "bem formado". Os dados XML bem formados seguem cuidadosamente as regras da sintaxe. Essas regras incluem várias especificações. Por exemplo, os elementos devem estar fechados e aproximados corretamente. O seguinte fragmento XML não está corretamente estruturado:

<forest> <tree> Pine </forest> </tree>

O problema aqui é que o elemento "forest" está fechado antes do elemento "tree". Os dados XML mal estruturados podem causar falhas nos aplicativos ou resposta inconsistente e de forma imprevisível.

Esquema

O esquema XML é uma ferramenta usada pelos desenvolvedores para ditar as estruturas que um conjunto de dados XML pode conter. Em geral, qualquer pessoa que use XML pode escolher os nomes de elementos e atributos para usar em um armazém de dados, além das estruturas que podem aparecer aproximadas. No entanto, em alguns aplicativos, eventualmente é necessário restringir as estruturas, para que o processamento possa ser feito corretamente. Ao usar uma definição de esquema XML, os desenvolvedores podem conferir a validade do código XML. Então, "válido" e "bem formado" não se referem à mesma coisa. Os dados XML válidos seguem as regras de um XSD ou, opcionalmente, uma definição de tipo do documento, ou DTD.

Validade

A sintaxe XML inválida é um conjunto de dados XML que não segue as regras de um XSD ou DTD. Os desenvolvedores podem verificar a validade dos seus arquivos XML, além de verificar que estejam bem formados, usando serviços de validação de web. Alguns validadores só verificam o funcionamento dos dados, mas outros também fazem testes adicionais, por esquemas XML e DTDs. Os desenvolvedores podem verificar a correta formação de XSDs, pois eles mesmos estão estruturados em XML.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível