Os sintomas da candidíase nos homens

Escrito por rick suttle Google | Traduzido por wanderson andrade
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os sintomas da candidíase nos homens
O uso de preservativo é importante para evitar que os homens transmitam candidíase para suas parceiras (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Existem dois tipos de aftas que um homem pode adquirir: na boca (também conhecida como "sapinho") e candidíase peniana. Cada uma desses tipos de aftas tem sintomas evidentes que são possíveis de serem reconhecidos. Eles podem ser desagradáveis e, por vezes, causar dor. Contudo, esses sintomas podem ser tratados.

Outras pessoas estão lendo

Candida albicans

Cândida albicans é um fungo diplóide natural da boca e da pele e que vive juntamente com bactérias boas. Às vezes, este fungo ou levedura prolifera mais nessas áreas por causa do uso excessivo de antibióticos ou corticoides pelo homem. Uma dieta pobre, água clorada e estresse também podem contribuir para a doença. Este excesso de cândida pode reduzir as bactérias naturais naquelas áreas, causando infecções e inflamações na forma de aftas. Pessoas com sistema imunológico debilitado, como os diabéticos, são propensos a candidíase devido aos seus níveis altos de glicose.

Sintomas da candidíase oral

Os sapinhos na boca aparecem geralmente como manchas brancas ou amareladas e cremosas dentro da boca ou na língua. Eles também podem estar localizados no céu da boca. Às vezes, essas lesões causam dor, mas nem sempre. Caso alguém tente esfregá-las, elas podem sangrar. Os homens que têm aftas também podem ter rachaduras, que se formam nos cantos da boca. Também pode haver acometimento das papilas gustativas. Pastilhas ou comprimidos antifúngicos são, muitas vezes, utilizados para tratar aftas na boca.

Complicações do sapinho oral

Às vezes, a candidíase oral pode afetar a garganta de um homem ou até mesmo seu esôfago. Isso pode dificultar o processo de deglutição. Além disso, existem outros casos em que a pessoa tem a capacidade de engolir, mas ela pode sentir uma sensação de que é incapaz de conduzir o alimento para baixo. As úlceras podem ser um problema para os homens com esofagite devido a aftas na boca. As suspensões orais são muitas vezes utilizadas para tratar a candidíase que se espalha para a garganta ou para o esôfago.

Candidíase peniana

A candidíase peniana é conhecida como balanite. Ela provoca inflamação na cabeça do pênis. Este tipo de afta geralmente provoca o aparecimento de manchas vermelhas, podendo também haver algum corrimento. A área pode ser branca, escamosa e extremamente pruriginosa. Há também um odor amiláceo que pode acompanhar esta condição. Os homens não circuncidados podem ter um acúmulo, sob seu prepúcio, que se parece com requeijão. Esse tipo de candidíase pode ser transmitido sexualmente. Médicos normalmente prescrevem cremes antifúgicos para tratar essa condição.

Prevenção e solução

Existem formas de prevenir tanto as aftas penianas quanto a da boca. A melhor maneira é manter uma dieta adequada, que inclui muitos vegetais e várias frutas por dia. Ambos alimentos têm vitaminas e minerais que ajudam a manter as células da pele saudáveis. O homem também pode se beneficiar de exercícios e higiene adequada. Tomar banhos de chuveiro regularmente pode ajudar a evitar candidíase peniana. Os homens com prepúcio devem ter tempo extra para limpar embaixo dele. Eles devem usar preservativos para evitar que a cândida se espalhe para suas parceiras.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível