Sintomas de infecções de ouvido em adultos

Escrito por joyce kelley-ellis | Traduzido por l. gutemberg
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas de infecções de ouvido em adultos
As infecções de ouvido, embora sejam mais comuns em crianças, podem atingir também os adultos (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

As infecções de ouvido, embora sejam mais comuns em crianças, podem atingir também os adultos. De acordo com a Clínica Mayo, a infecção de ouvido mais comum em adultos ocorre no ouvido externo, e é comumente chamada de "ouvido de nadador". Este tipo de infecção ocorre quando a umidade fica presa no canal do ouvido durante o banho, natação ou exposição a um ambiente úmido. Em tais condições as bactérias se multiplicam, causando irritação e inflamação.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de infecções de ouvido

Segundo a "American Academy of Otolaryngology" (Academia Americana de Otorrinolaringologia -- AAO), o "ouvido de nadador" requer tratamento para reduzir a dor e evitar possível perda auditiva. Infecções do ouvido médio, que são mais comuns em crianças, ocorrem quando um vírus, como um resfriado, cria um terreno fértil para as bactérias, causando dor e inchaço, que também podem levar à perda auditiva. Em qualquer caso, o médico normalmente receitará uma série de antibióticos para tratar a infecção.

Sintomas

Além da dor e do desconforto — que podem ser agudas ou graves, constantes ou temporárias — quando se move a cabeça ou se toca a orelha, as pessoas com infecções de ouvido podem também, segundo a Clínica Mayo, ter febre. Outros sintomas incluem sudorese, calafrios, dores de cabeça e musculares, perda de apetite, desidratação, fraqueza e irritabilidade. Os adultos também podem experimentar tonturas, joelhos vacilantes e uma sensação geral de instabilidade.

Complicações

A perda auditiva de curto prazo pode ser o resultado do líquido preso no ouvido, tornando mais difícil que as vibrações viajem ao longo dos pequenos ossos do ouvido médio. Se o líquido permanecer no ouvido médio por meses, pode causar danos permanentes ao tímpano e aos ossos do ouvido, e consequentemente na perda da audição a longo prazo. Alguns casos, de acordo com a Clínica Mayo, podem levar a uma infecção sinusal conhecida como mastoidite.

Restes e diagnósticos

Durante um exame, o médico procurará por vermelhidão no ouvido médio com um instrumento chamado otoscópio e, pode usar um otoscópio pneumático, que irá delicadamente soprar ar no tímpano. Isto fará com que um tímpano saudável se mova, mas qualquer fluído no ouvido médio não permitirá que o tímpano se movimente. A Clínica Mayo diz que há dois testes sem dor que um médico poderá usar: a timpanometria, que mede o movimento do tímpano, e a reflectometria acústica, que projeta sons no ouvido para determinar se há fluído presente.

Remédios caseiros

Medicamentos farmacêuticos, tais como acetaminofeno ou ibuprofeno e descongestionantes, podem reduzir a dor. Compressas quentes, sugere a Clínica Mayo, ou uma bolsa térmica em baixa temperatura, aplicadas sobre a orelha também podem ser de grande ajuda.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível