Educação e ciência

Sintomas da quimioterapia para o câncer

Escrito por leigh walker | Traduzido por marcela machado
Sintomas da quimioterapia para o câncer

Conheça os sintomas da quimioterapia e como amenizá-los

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Infelizmente, existem muitos efeitos colaterais que podem ocorrer quando um paciente com câncer passa por quimioterapia. Os sintomas e efeitos colaterais desse tratamento variam de acordo com o tipo de terapia recebido. A maioria desses sintomas, no entanto, desaparecerá assim que o tratamento for interrompido.

Outras pessoas estão lendo

Vômito e diarreia

As náuseas e vômitos são sintomas da quimioterapia. Uma pessoa que passa por esse tratamento e que começar a vomitar deve parar de comer comida imediatamente. Será necessário consumir somente líquidos até que o sintoma se interrompa. Alimentos leves, como arroz, torradas ou bananas, podem ser adicionados à dieta aos poucos. Os medicamentos contra a náusea podem ser prescritos para ajudar a impedir o vômito.

Diarreia

A diarreia é outro sintoma comum da quimioterapia. Os pacientes com câncer que apresentarem esse sintoma devem evitar alimentos fritos e gordurosos com alto teor de gordura, frutas, vegetais crus e temperos. Cereais e pães integrais devem ser evitados, bem como pipoca e castanhas. Os médicos podem prescrever medicamentos contra a diarreia e devem ser notificados se existe a presença de sangue na evacuação.

Desidratação

Uma pessoa que está fazendo quimioterapia pode ficar desidratada. Este é um grave sintoma, o qual deve ser tratado em ambiente médico com administração de fluidos intravenosos. Uma pessoa desidratada produzirá pouca urina, terá a boca seca e pode apresentar enrugamento da pele após ser beliscada.

Infecções

Uma pessoa sujeita ao tratamento de quimioterapia apresentará o enfraquecimento de seu sistema imunológico. Isso aumenta o risco de infecção em qualquer parte do corpo. Já que o paciente já está lidando com muitos tipos diferentes de sintomas, pode ser difícil detectar o desenvolvimento de uma infecção; assim, é importante que ele permaneça alerta a qualquer alteração em seu organismo e informe essas mudanças ao seu médico.

Dor

A quimioterapia pode causar dor, que pode ocorrer na forma de dores nos nervos. Muitas vezes, provoca dormências e/ou pontadas dolorosas no corpo, principalmente nas extremidades. Qualquer dor sentida durante os tratamentos de quimioterapia devem ser informados a um médico imediatamente.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media