Mais
×

Sintomas de tímpano perfurado em um cão

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um tímpano perfurado em um cachorro é uma condição perigosa e dolorosa. Um tímpano perfurado, ou rompido, é o resultado de um acúmulo de fluídos ou infecção no ouvido médio e interno. Isso pode levar a uma infecção mais severa, perda da audição e surdez. Os veterinários podem algumas vezes reparar um tímpano perfurado e restaurar o nível de audição normal do cachorro. Esteja atento para os sintomas de um tímpano perfurado em cães e de uma infecção no ouvido que possa resultar na perfuração para que você possa levar o seu animal ao veterinário quando preciso.

Preste atenção aos ouvidos do seu cão para observar os sintomas (dog image by Michal Tudek from Fotolia.com)

Dor e secreção

As infecções auriculares (otites) causam uma perfuração no tímpano, então os sintomas dos dois são normalmente os mesmos. O sintoma mais comum de otite e perfuração da membrana timpânica (tímpano) é a dor. O canal auricular externo do cão e a base da orelha ficarão doloridos ao toque. O cão vai recusar a abrir a boca ou comer pois o movimento da mandíbula vai exacerbar a dor no ouvido. Ele vai balançar a cabeça ou colocar as patas nas orelhas. Pode ocorrer sangramento, especialmente se o tímpano se romper. Você também pode ver e cheirar uma secreção vinda dos ouvidos.

Sintomas neurológicos e perda de audição

O ouvido interno e médio de um cachorro regulam o equilíbrio, então um tímpano rompido pode afetar a habilidade do animal de ficar em pé. Ele pode cambalear, cair ou até mesmo andar em círculos. Ele também pode vomitar. Existe um nervo facial que passa perto do ouvido interno que pode ficar inflamado devido a infecção no ouvido, então uma paralisia facial é outro sintoma para se observar. O cachorro não será capaz de piscar os olhos, as pálpebras vão baixar e ele vai ter olhos secos. Nistagmos ou espasmos anormais nos olhos estão presentes em infecções do ouvido interno. A perda de audição é outro sintoma de uma infecção no ouvido e ruptura da membrana timpânica. O tímpano conduz os sons agudos para o ouvido interno, e se ele está rompido o cão não ouvirá esses sons. Algumas vezes, essa perda auditiva é corrigida com cirurgia.

Sintomas físicos

O tímpano de um cão separa o canal auricular externo do ouvido médio e interno. Com um otoscópio, você pode ver o tímpano. Após a ruptura da membrana timpânica, o tímpano não será mais visível. Você pode ver um cisto se formar no lugar do tímpano, causado por uma combinação de células de reparo e bactérias oriundas da infecção.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article