Sobre o ciclo de vida da baleia azul

Escrito por darlene zagata | Traduzido por jessica araujo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A baleia azul é a maior criatura da Terra, mas não se sabe muito a respeito desse surpreendente morador dos oceanos. Enquanto continuamos a explorar nossos oceanos, mais informações sobre as baleias azuis vão ajudar a sustentar essa espécie em perigo.

Outras pessoas estão lendo

História

A baleia azul foi caçada até quase ser extinta durante a primeira metade do século 20. A baleia orca é sua única predadora natural, além do ser humano. Ela tem um apetite que condiz com seu enorme tamanho: come em torno de 40 milhões de krills por dia, o que pesa mais de 400 kg.

Características

A baleia azul vive em águas profundas do oceano e se alimenta em águas frescas. Embora pouco se saiba sobre os hábitos da baleia azul de acasalamento ou criadouros, acredita-se que elas migrem para águas tropicais a fim de dar à luz. O ciclo de acasalamento começa em torno do final de outono e continua até o meio do inverno. A baleia azul torna-se sexualmente madura entre os cinco e dez anos de idade.

Significância

O período de gestação é de dez a 12 meses. Quando o filhote nasce, ele pesa cerca de 2,5 a quatro toneladas e mede aproximadamente oito metros de comprimento. Nos primeiros seis meses de vida, ele dobra de tamanho. A baleia azul tem a maior taxa de crescimento do reino animal. Em média, a cada dois ou três anos, nasce uma baleia azul.

Considerações

Como a baleia azul não tem dentes, é impossível determinar sua idade exata. Os cientistas estimam que ela tenha uma expectativa de vida entre 50 e 80 anos, embora a maior idade registrada seja de 34 anos. Surpreendentemente, os filhotes ganham cerca de 90 kg por dia no primeiro ano de suas vidas, nos quais, frequentemente, permanecem com sua mãe.

Tamanho

Pode realmente ser difícil de compreender o imenso tamanho da baleia azul. A maior já registrada foi de 110 metros de comprimento. As fêmeas da espécie são maiores que os machos. O enorme tamanho de uma baleia azul não a torna mais lenta: elas podem atingir velocidades de até 13 m/s em rajadas curtas. Eles também podem mergulhar até uma hora de cada vez e a uma profundidade de 106 metros. Quando uma baleia azul exala, o spray de suas narinas pode chegar de nove a 12 metros no ar.

Teorias/especulações

A baleia azul é uma espécie em extinção. A uma mesma época, os oceanos do mundo continham mais de 350 mil baleias azuis, mas agora apenas um número estimado de 5 mil a 12 mil pode existir. Enquanto um pequeno aumento em sua quantidade tem ocorrido em algumas áreas, nunca houve uma recuperação significativa desde quando a matança de baleias azuis foi banida. Talvez, um dia essa espécie notável,​​ mais uma vez, florescerá.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível