×
Loading ...

Sistema reprodutor de pombos

Atualizado em 23 março, 2017

Os pombos são algumas das aves mais visíveis da Terra. Eles são, muitas vezes, vistos vagando pelas cidades com seus pescoços grossos tentando encontrar comida. Alguns pombos, como o pombo de rocha feroz, podem pesar de 0,5 a 1 kg. Outros pombos, como os pombos coroados na Nova Guiné, podem atingir 4,5 kg. Ambos os pombos machos e fêmeas têm órgãos sexuais que desempenham um papel na reprodução.

O pombo de rocha feroz é comumente encontrado nas ruas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cortejo

Um pombo fêmea, muitas vezes, escolhe um macho que tem as mesmas marcas que seus pais, embora esta teoria seja contestada por uma outra, que propõe que ela prefira um macho com aspecto mais raro. Os machos se exibem soprando e escorando ao redor do pombo feminino. A fêmea escolhe o pombo macho que quer como companheiro, colocando o seu bico dentro bico do macho.

Loading...
O ritual de cortejo é feito para que a fêmea escolha o macho (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Acasalamento

A fêmea move o rabo para o lado e o macho fica atrás dela. Ambos os pombos possuem pequenas saliências conhecidas como "protuberâncias cocais." Os pombos tocam as saliências do outro e a inseminação ocorre rapidamente. O pombo macho ejacula em meio segundo depois de montar e tocar o pombo fêmea, e seu esperma entra no aparelho reprodutor feminino.

O acasalmento dos pombos ocorre de forma muito rápida (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Orgãos sexuais

A maioria dos pássaros machos, incluindo pombos, não têm órgãos sexuais externos. O pombo macho tem dois testículos internos que incham durante a época de reprodução e produção de esperma. Os pombos adultos fêmeas têm apenas um ovário, embora dois destes estarem presentes em seu estágio embrionário. O ovário contém todos os óvulos que a fêmea irá reproduzir em sua vida. Estes ovários são ligados a um oviduto, que incha com a presença de um ovo fertilizado. O aparelho reprodutor feminino é um canal complexo que inclui um funil que detém o ovo ovulado. O esperma do macho fertiliza o óvulo no funil do oviduto.

Pombos machos não tem orgãos sexuais externos (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Desenvolvimento do ovo

O ovo viaja através do trato reprodutor feminino, ganhando substâncias e nutrientes e a casca é formada. O ovo é então armazenado no útero da fêmea até que seja colocado. Dois ovos são geralmente produzidos e são botados dentro de 24 horas entre um e outro.

Geralmente, dois ovos são formados (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...