Sobre a culinária espanhola

Escrito por edwin thomas | Traduzido por tatiana ament
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre a culinária espanhola
A paella é um dos pratos típicos espanhóis mais conhecidos (Maria Teijeiro/Photodisc/Getty Images)

A maioria das pessoas associa a cozinha europeia a pratos italianos ou franceses, ou talvez até alemães. Até a Irlanda e a Suécia aparecem antes da Espanha. Mesmo assim, a culinária espanhola tem uma variedade de pratos que têm uma diversidade regional e um sabor tão delicioso quanto qualquer outra cozinha europeia, se não mais. Embora as tapas espanholas estejam se tornando mais conhecidas, há mais na culinária da Espanha do que tapas, já que o país tem uma cozinha que realmente merece a alta classificação na cozinha internacional.

Outras pessoas estão lendo

Equívocos

A cozinha espanhola não é a mesma que a mexicana ou a da América Central. Muitas cozinhas da América Latina têm pratos com base ou influência espanhola, mas a culinária deste país em si foi pouco influenciada pela América Central e do Sul.

História

A culinária espanhola tem uma história longa. Os alimentos básicos foram introduzidos por outros povos ao longo da história. Os celtibéricos trouxeram consigo o trigo da Gália (França moderna), enquanto fenícios e cartagineses introduziram o azeite e os gregos trouxeram a videira. Tomates e batatas foram trazidos como parte da conquista espanhola das Américas. Além da importação de colheitas, a Espanha abrigou povos celtas, cartagineses, gregos, romanos, alemães e mouros. O influxo dos povos e da diversidade regional criou uma cozinha variada e exótica.

Tipos

A Espanha só se tornou um reino unificado no final do século XV. Ainda hoje, há pelo menos dois distintos grupos étnicos que rejeitam a identidade há pelo menos dois grupos étnicos distintos que rejeitam a identidade de Castela e sua linguagem, o castelhano: os bascos e os catalães. A cozinha espanhola pode ser dividida em diversas regiões: andaluziana, asturiana, aragonesa, basca, castelhana, catalã, galega, leonesa e valenciana.

Características

Pratos espanhóis comuns e bem conhecidos incluem paella (arroz branco com carne ou fruto do mar), cocido (cozido de grão de bico e carne), linguiças como chorizo, gazpacho (sopa fria) e jamon (presunto). Os espanhóis adoram carne suína, e as costelas de porco, presunto e linguiças da Espanha são excelentes. Eles também gostam muito de frutos do mar, com bacalhau, lula, camarão, polvo e mariscos. A região espanhola da Andaluzia é o principal exportador mundial de azeite de alta qualidade, portanto, tanto as azeitonas como o azeite de oliva são geralmente muito bons não só lá, como em toda a Espanha. A Espanha também é muito famosa por suas tapas ou aperitivos. É comum que as pessoas comam em bares ou cafés e peçam uma coleção de diversos tipos de tapas como refeição.

Considerações

A Espanha cultiva vinha desde os tempos antigos, e o vinho espanhol tem uma reputação bem merecida. Aproveitar a cozinha espanhola, especialmente as tapas, sem também experimentar os vinhos locais seria um descuido criminoso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível