Sobre drogas que causam sintomas de meningite

Escrito por contributing writer | Traduzido por lucas silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre drogas que causam sintomas de meningite
Meningite é uma inflamação nos tecidos de proteção do sistema nervoso central (The meninges, or the tissues affected by meningitis. From Gray's Anatomy.)

Meningite, uma inflamação nos tecidos ao redor do cérebro, pode ser causada por bactérias, parasitas, vírus e fungos, juntamento com certas medicações. Enquanto a meningite asséptica induzida por drogas pode quase sempre ser resolvida rapidamente sem complicações duradouras, é importante excluir causas como infecções primeiro. Sintomas de meningite de qualquer etiologia não devem ser ignorados, já que o cérebro pode ser afetado caso o inchaço persista.

Outras pessoas estão lendo

História

Os primeiros sintomas de meningites foram descritos pelo médico persa Avicenna em 1020, o reconhecimento de que era de fato uma doença transmissível só apareceu em 1805, quando houve uma epidemia em Geneva, na Suiça. Entretanto, meningite asséptica induzida por drogas não era conhecida na literatura médica até 1980. Mesmo não sabendo ao certo quantos casos de meningite são causados por medicações, é sabido que é um efeito colateral raro. Escaneamentos cerebrias e testes laboratoriais mais efetivos ajudaram a diferenciar meningite induzida por drogas de outros formas assépticas da doença.

Sobre drogas que causam sintomas de meningite
Existem diversas formas de meningite asséptica (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Tipos

A meningite é mais frequente em casos de infecção (viral, bacteriana ou até mesmo fúngica) mas algumas drogas também podem reproduzir os sintomas. Estas incluem: Antibióticos -- ciprofloxacina / trimetoprim / sulfametoxazol / amoxicilina / metronidazol / penicilina / cefalexina. Sistema imune -- Anticorpo monoclonal OKT-3 / imunoglobulinas / azatioprina Anti convulsivos -- Carbamazepina Drogas anti-inflamatórias não estroides -- Ibuprofeno / tolmetina / sulindac / naproxeno Anti tuberculose -- Isoniazida Intra espinhal -- Metrotexato / cisteína arabinosídicaAnti ácido úrico -- Alopurinol Vacinas -- Hepatite B / Caxumba Anti-azia e refluxo gastrointestinal -- Ranitidina Outras causas de meningite incluem condições subjacentes como sarcoidoses, lúpus, e vasculites nos sistema nervoso central. Enxaquecas recorrentes e síndromes pós infecção também podem causar meningites.

Sobre drogas que causam sintomas de meningite
Medicamentos não relacionados ao sistema nervoso podem causar meningites (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Efeitos

"Meningite" significa "inflamação nas meninges", os quais são tecidos que recobrem o cérebro e a coluna espinhal. Os sintomas geralmente são dor de cabeça, febre, erupções e pescoço duro, mas também podem incluir náuseas e vômitos. Uma punção espinhal vai geralmente revelar um aumento na contagem de células brancas no fluido espinhal.

Sobre drogas que causam sintomas de meningite
Amostras de líquidos cefalorraquidiano pode demonstrar meningite

Considerações

Se existe suspeita de meningite, o médico deve se certificar que não existem infecções antes de prescrever e alterar as medicações do paciente. Meningite bacteriana tem altas taxas de mortalidade e deve ser tratada imediatamente. Na realidade, se existe a possibilidade de meningite bacteriana, é recomendado o uso de cefalosporinas de terceira geração. Normalmente, outra droga pode ser usada no lugar do medicamento que está causando os sintomas, ao mesmo tempo é imaginado que hipersensibilidade tenha um papel importante na meningite induzida por drogas, então a substituição deve ser escolhida com cuidado e o paciente deve ser monitorado. Se for comprovado a causa através de vacinas, os sintomas serão transitórios. O tratamento consiste na ingestão de líquidos, analgésicos e drogas anti náuseas caso seja necessário. Se a inflamação for severa, o paciente pode receber glicocorticoides para aliviar o inchaço.

Sobre drogas que causam sintomas de meningite
Hipersensibilidade pode ser uma causa grave de meningite (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Prevenção e solução

Os sintomas de meningite, em especial a dor de cabeça persistente junto com pescoço endurecido, não devem ser ignorados de forma alguma, da mesma forma que o paciente não deve simplesmente parar de tomar a medicação suspeita de ser prejudicial. Somente um médico especializado pode determinar o que especificamente está causando a meningite. Se for meningite induzida por drogas, o médico deve decidir qual droga substituirá o medicamento danoso. Uma vez encontrado o problema e substituída a droga, os sintomas devem sumir completamente.

Sobre drogas que causam sintomas de meningite
Continue o monitoramento após reposição dos remédios danosos (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível