Sobre madeira de carvalho

Escrito por ingrid hansen | Traduzido por alexandre girardi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre madeira de carvalho
Árvore de carvalho (Cory Maylett - wiki commons)

A madeira de carvalho é um tipo de madeira dura usada na construção de mobília, armários, pisos e painéis. Ela é conhecida por sua durabilidade e resistência a fungo e mofo. As árvores de carvalho podem crescer mais de 30 metros e em climas quentes têm folhagem perene. Essa madeira é conhecida também por seu grão único, que é especialmente pronunciado quando seu quarto é serrado.

Outras pessoas estão lendo

História e usos

Os carvalhos e arbustos de carvalhos são produtores de bolotas (fruto do carvalho) da família das Fagaceae, do gênero Quercus. Seiscentas espécies de carvalho são conhecidas, as quais muitas podem ser encontradas no hemisfério norte. A mobília de carvalho existe desde os tempos medievais. Sua popularidade aumentou no século 16 na Inglaterra, quando o país enriqueceu com o comércio de lã. A madeira de carvalho era (e é até hoje) muitas vezes a primeira escolha dos artesãos devido à sua força e abundância na natureza. Além de móveis e painéis, a madeira de carvalho já foi usada na construção naval. Barris de vinho e barris de uísque são feitos de madeira de carvalho, o que melhora o sabor.

Carvalho vermelho

O tipo mais abundante de carvalho vermelho é o carvalho vermelho do norte. As árvores de carvalho vermelho são conhecidas por crescer 45 m de altura e 1,2 m de diâmetro. Algumas variedades de carvalho vermelho são os pretos, escarlates, nutal e salgueiros. A madeira de carvalho vermelho é utilizada para pavimentação, caixas, móveis, cofres, utensílios de cozinha e puxadores, entre outras coisas. O carvalho vermelho é facilmente lixado, tingido e acabado.

Carvalho branco

A madeira de carvalho branco tem "raios" maiores que a do carvalho vermelho, e possui um tom mais claro de marrom. Ela é conhecida por sua tenacidade e resistência à podridão e umidade, e por estas razões é mais apropriada ao uso ao ar livre do que o carvalho vermelho. O carvalho branco de alta qualidade é usado para folheados, barris e móveis finos. Os de menor qualidade são usados para dormentes de madeira para vias férreas e estacas, entre outros usos.

Carvalho de quarto serrado

O carvalho de quarto serrado é derrubado em quartos, seguido de cortes na madeira em ângulos perpendiculares aos anéis da árvore. O resultado é uma madeira rica em textura visual e variações de cor. A madeira de carvalho de quarto serrado é mais cara do que o carvalho serrado de modo simples, já que leva mais tempo para ser produzida.

Casca de carvalho

Os nativos americanos e europeus usavam a ​​casca de carvalho como um remédio herbal. Às vezes é recomendado para problemas digestivos, dores de garganta, problemas de pele, hemorroidas e infecções vaginais por praticantes da medicina alternativa. A segurança da sua utilização, no entanto, ainda não foi determinada, e há efeitos colaterais devido a seus altos níveis de tanino.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível