A história dos tamancos holandeses

Escrito por molly thompson | Traduzido por rafael reis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A história dos tamancos holandeses
Os tamancos de madeira têm sido populares na Holanda por cerca de 700 anos (Yellow wooden shoes image by Ivonne Wierink from Fotolia.com)

Os tamancos de madeira têm sido populares na Holanda por cerca de 700 anos. Os usuários do calçado dizem que ele aquece no inverno, refresca no verão e ajuda a manter uma boa postura. O tamanco também absorve a transpiração permitindo que os pés respirem. Estes calçados, como ícones da cultura holandesa, aparecem nos costumes como a prática em que jovens homens holandeses presenteiam suas noivas com um par de tamancos esculpidos em madeira.

Outras pessoas estão lendo

Início da história

Os holandeses vêm calçando os tamancos de madeira desde os tempos medievais. Originalmente, eles eram feitos com sola de madeira e uma parte superior de couro ou cinta pregado à madeira. Eventualmente, os sapatos começaram a ser feitos inteiramente de madeira para proteger todo o pé. Originalmente, as madeiras de amieiro, salgueiro e álamo eram usadas. A primeira confraria de fabricantes de tamanco surgiu por volta de 1570, na Holanda.

Calçados industriais

Na Holanda, os tamancos de madeira são usados por fazendeiros, pescadores, operários, artesãos e outros para proteger os pés. Pregos, anzóis de pesca e objetos cortantes que talvez perfurassem uma bota comum não atravessariam um sapato de madeira. Em barcos e docas e em campos lamacentos, os sapatos de madeira também mantém os pés secos.

Dança do tamanco

Os sapatos de madeira também são usados como parte essencial da vestimenta tradicional para a dança de tamancos ou "Klompendanskunst". Os tamancos usados na dança são feitos de forma diferente, para serem mais leves. Os solados são feitos de serragem e a parte de cima é cortada mais baixa, na altura do tornozelo. Os dançarinos criam o ritmo batendo os bicos e saltos dos tamancos em um piso de madeira.

A fabricação do sapato de madeira

Hoje em dia, os sapatos de madeira são em sua maioria feitos por máquinas. Não restaram muitos fabricantes destes calçados, mas eles podem ser encontrados em algumas áreas turísticas da Holanda. Estes artesãos mostram as várias ferramentas que usam e demonstram como selecionam um tronco ou peça de madeira de acordo com o tamanho do sapato que irão fazer. Ambos os sapatos de um par devem ser feitos do mesmo tipo de madeira, até mesmo o tamanho da árvore deve ser o mesmo, desta forma a madeira irá encolher na mesma proporção. Normalmente, o plátano, o amieiro, o salgueiro e o álamo são usados para tamancos feitos à mão e o vidoeiro é usado para os feitos por máquinas. Os tamancos feitos na Holanda devem passar por certos testes que medem como eles reagem à altas temperaturas e pesos.

Decoração

Os sapatos de madeira holandeses podem ser lisos, pintados ou esculpidos. A pintura dos sapatos é um costume antigo que remete ao início da sua história. O primeiro artista a pintar sapatos de madeira foi Pieter Brueghel, o Ancião, em 1550. Tamancos esculpidos são normalmente escolhidos pelos noivos para dar de presente às noivas como um velho costume.

Fato engraçado sobre o tamanco

Todo mês de Junho, a Fundação Americana de Beisebol de Haia patrocina um jogo de beisebol no estilo americano em que os ambos os times jogam de tamanco.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível