Sobre moda

Escrito por gigi starr | Traduzido por julio vizo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre moda
A moda é uma expressão do estilo pessoal através do uso de roupas e acessórios (2007 Simon_Pais-Thomas / Creative Commons)

A moda é uma expressão do estilo pessoal através do uso de roupas e acessórios. Ela tem sido utilizada ao longo do tempo para designar classe, status social e até mesmo para promover perseguições. O ciclo da moda passa por altos e baixos de acordo com os acontecimentos atuais e dá às pessoas um meio para se expressarem.

Outras pessoas estão lendo

História

A moda tem suas raízes no início da história. De acordo com o site Fashion-era.com, "indivíduos ou sociedades têm usado roupas e outros adornos no corpo como uma forma de comunicação não-verbal para indicar ocupação, classificação, gênero, disponibilidade sexual, localidade, classe, riqueza e o grupo ao qual pertencem." Agora, o marketing e a fabricação fez a alta moda disponível para as massas, turvando a maioria das antigas linhas de demarcação.

Geografia

O que a maioria de nós considera moda está confinado às sociedades de primeiro e segundo mundo que têm acesso a novos projetos, bem como a possibilidade de consumi-los. Devido à capacidade dos fabricantes de facilmente imitar uma peça de roupa, cópias mais baratas de roupas caras são facilmente obtidas. A moda ocidental é frequentemente citada em discussões contra o declínio dos valores morais e sociais das sociedades mais tradicionais, e pode infelizmente sufocar os trajes indígenas que sobreviveram por gerações. Na moda, o fácil acesso e as quantidades são dominantes.

Efeitos

Roupas têm grandes consequências para toda a sociedade, quer seja um aficionado ou não. Por exemplo, os vestidos de cintura fina da Era Vitoriana eram o padrão de beleza para as inglesas. Ao manter as damas confinadas e com seus movimentos limitados por estes vestidos pesados ​​e incrivelmente apertados, elas ficavam sem ar e à mercê daqueles que tinham mais mobilidade. Uma vez que as mulheres foram libertadas das roupas elaboradas e restritivas, elas ficaram livres para seguirem suas vidas e conseguirem empregos fora de casa.

Ideias erradas

Com os anúncios de moda em revistas famosas sendo vendidos a R$1.334,000 por uma página inteira, é fácil se confundir com as mensagens contraditórias dos meios de comunicação no que diz respeito a roupas e a estilo. Muitas pessoas se afundam em dívidas comprando roupas de grife, acreditando que as marcas caras irão mudar suas vidas para melhor. Na verdade, muitas peças caras podem ser compradas em versões genéricas tão bem feitas quanto a original por um preço bem inferior. A moda é tão boa quanto a pessoa vestindo-a. Seja esperto, comprando as roupas que realmente se adaptem ao seu gosto pessoal, às suas necessidades e ao seu tipo de corpo. Não caia nos anúncios que vendem uma moda que desaparecerá em 3 meses.

Aviso

Como dito acima, ela também pode ser perigosa para a saúde. Várias mortes ocorreram na indústria da moda nos últimos anos devido a distúrbios alimentares em modelos. Como estas modelos de alta-costura são consideradas a nata da cultura da moda, muitas delas têm transtornos alimentares tentando manter seus corpos magros. Devido a estes incidentes, líderes desta indústria na Espanha e nos EUA começaram a ter iniciativas para ajudar modelos que estão em perigo. Infelizmente, a moda levada a este ponto torna-a uma indústria letal.

Potencial

O passatempo favorito de designers e consumidores é imaginar o futuro da moda. Na década de 1950, as roupas futuristas tenderam para algo mais militarista, com uniformes e tecidos metálicos. Ao invés disso, as passarelas parecem ter voltado aos temas do futuro. Nos últimos tempos, os anos 70 e 80 deram uma reviravolta, assim como glamour feminino dos anos 1950. Nos últimos 10 anos, os homens gastaram mais com moda aceitando a "metrossexualidade". O futuro reserva muitas inovações na composição de tecido, na produção de novos materiais sintéticos e na comercialização generalizada de roupas ecológicas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível