Como solucionar problemas na ventoinha do radiador de um Cavalier

Escrito por don bowman | Traduzido por valeria jardim
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Como solucionar problemas na ventoinha do radiador de um Cavalier
Problemas na ventoinha do Cavalier são rotineiros, mas muito simples de serem resolvidos (David Silverman/Getty Images News/Getty Images)

Uma ventoinha de arrefecimento do radiador de um Chevrolet Cavalier é controlada pelo computador da central. Seu circuito vai do positivo da bateria até o fusível. A partir do fusível, desloca-se para dois relês: o de baixa velocidade e o de alta velocidade. Ambos os relés têm um fio quente separado para a ventoinha. Eles são acionados pelo computador, que usa o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor (ECT) para determinar quando ligar a ventoinha e atua dependendo da temperatura. O sensor ECT é um termistor de 2 fios. Conforme aumenta a temperatura do fluido refrigerante do motor, a resistência do termistor e o sinal de voltagem diminui. Em um motor frio, a voltagem é enviada através de um circuito de alta resistência no computador. Em um motor a quente, a voltagem é enviada através de um circuito de baixa resistência no computador. Esse duplo circuit melhora a precisão do sensor ECT em todas as faixas de temperatura.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Multímetro
  • 2 fios "jumper" com ponta jacaré

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Instruções

  1. 1

    Verifique o fusível na caixa de transmissão de fusíveis. Ligue o motor e puxe o conector para fora do ECT -- um conector de dois fios, um amarelo e um fio preto. Ele está localizado perto da saída do líquido de arrefecimento na parte traseira superior da mangueira. Quando o conector é puxado para fora do ECT, dentro de um ou dois segundos, o ventilador deve ligar. Caso contrário, o ECT pode estar comprometido.

  2. 2

    Verifique a voltagem com o medidor do multímetro no sensor quando o motor aquecer. Examine o fio amarelo no sensor com o fio vermelho ou positivo do voltímetro e examine o fio terra com o fio preto do voltímetro. A voltagem deverá estar entre 1,5 a 2,0 volts. Caso contrário, desligue o motor.

  3. 3

    Desligue o conector do ECT e verifique os ohms através dos terminais do sensor. Em 90ºC, deve ser de 250 ohms. Em 70ºC, deve ser de 450 ohms. Apenas intercale os valores e, se estiver perto, está bom. Se os ohms não estão dentro da faixa citada, substitua o ECT. A voltagem vem do computador, passa pelo sensor e volta para o computador. Se o sensor não tem a resistência adequada para alterar a voltagem de retorno para o computador, um sinal errado será enviado.

  4. 4

    Verifique a ventoinha do radiador girando-a com os dedos e veja se o movimento é efetuado livremente. Faça isso somente com o motor frio e desligado. A ventoinha pode ligar a qualquer momento, mesmo com a chave desligada, quando o motor está quente. Instale um "jumper" no fio vermelho no conector do chicote e no fio terra preto. Coloque o "jumper" vermelho no lado positivo da bateria e a ventoinha deve funcionar se não estiver queimada. Se ela não ligar, verifique se a conexão do positivo e do fio terra estão bem feitas. Se as conexões estiverem boas, substitua a ventoinha.

  5. 5

    Verifique os relés se o sensor estava bom e o ventilador funcionou. Retire os fusíveis e examine os terminais com a chave do carro desligada. Deve haver energia em um dos terminais em ambos os relés. Caso contrário, o há um improvável problema com a fiação do fusível para os relés sob a parte traseira da caixa de fusíveis. Talvez um pino esteja saltado ou haja um fio queimado. Se houver energia, troque os relés ao redor e tente novamente. Um dos relés provavelmente está queimado. Se a ventoinha não funcionar, substitua ambos os relés. Se isso não funcionar, substitua o relé queimado.

Dicas & Advertências

  • Em 90% das vezes, o problema é o sensor ECT, a ventoinha ou os relés estão queimados (nessa ordem). Raramente é um problema no computador, mas essa possibilidade não deve ser descartada.

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