Mais
×

Como fazer soluções tampão

Atualizado em 19 julho, 2017

Soluções tampão são compostas de uma concentração igual (em volume) de ácido fraco e base conjugada. A mistura de ácido-base é produzida seguindo a equação de Henderson-Hasselbach. Essa equação mostra a relação entre a concentração de pH de uma mistura de ácido-base. A concentração de pH é um fator importante para medir a eficiência de soluções tampão. Reações biologicamente relacionadas ocorrerem em parâmetros específicos, tais como a concentração, o pH, e, desse modo, utilizar uma solução tampão eficaz é essencial para evitar qualquer alteração na gama de pH especificada. Seguindo algumas orientações relativamente simples você mesmo pode fazer solução tampão.

Instruções

Soluções tampão são compostas de uma concentração igual (em volume) de ácido fraco e base conjugada

    Passos na preparação da solução tampão

  1. Determine a variação de pH necessária para criar a solução. Por exemplo, um teste de laboratório precisa ser feito a um pH constante de 4,00. Então, você precisa produzir uma solução tampão que permaneça em pH 4,00, independente da adição de soluções de ácidas ou básicas.

  2. Consulte a tabela de ácidos fracos e suas bases conjugadas para a solução que terá melhor desempenho na faixa de pH necessária. Ao escolher o tampão a ser usado, o pKa deve ser o mais próximo de seu pH desejado. No exemplo dado, depois de consultar a tabela, o melhor tampão de pH 4,00 é a mistura de ácido fórmico-formiato porque o seu pKa é igual a 3,75 (tabela de ácido fraco e base conjugada mostrado na figura 1).

  3. Utilize a equação de Henderson-Hasselbach e substitua o pKa do tampão e o pH necessário. No meu exemplo, pH = 4,00 e um pH = 3,75 (equação de Henderson-Hasselbach é mostrada na figura 2).

  4. Encontrar a concentração da relação ácido / base é um processo de dois passos: (4a) Calcula-se a diferença entre o pH e pKa. Aplicando-se isso ao exemplo, pH = 4,00 e pKa = 3,75 daria 4,00-3,75 = 1,78

    (4b). Em seguida, o cálculo do antilogaritmo da equação de Henderson-Hasselbach no passo 2. Use a sua calculadora para encontrar o valor antilogaritmo (ver equação exemplo na imagem 3).

  5. Prepare os reagentes químicos que correspondem às concentrações da proporção base / ácido. Misture-os em um valor igual ou proporcional, dependendo do volume de que você precisa . No nosso exemplo, (ver figura 4) 25 mL de mistura de 0,1 M de ácido fórmico e 25 mL de 0.0178M de formiato de sódio irá originar um total de 50 ml de solução tampão.

Dicas

  • Os reagentes químicos variam dependendo do tampão e da concentração de pH necessária; sempre verifique seus protocolos ou peça ajuda a seus instrutores no caso de você precisar de um reagente específico.

Aviso

  • Alguns reagentes químicos são tóxicos, então tenha cuidado ao misturá-los. As instrução acima incluem as etapas gerais e simplificadas na criação de tampões. Sempre estude seus protocolos antes de fazer testes de laboratório.

O que você precisa

  • Lista de ácidos fracos e suas bases conjugadas
  • Calculadora
  • Reagentes para solução tampão
  • Balão de Erlenmeyer
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article