on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como usar substâncias cítricas para inibir a urina de gatos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Caso você possua muitos gatos, provavelmente já presenciou os animais escolhendo locais inapropriados para urinar. Por mais que os machos não castrados possam estar simplesmente marcando território, tanto estes como os não castrados, assim como algumas fêmeas, podem acabar escolhendo um lugar para urinar fora da caixa de areia. Em alguns casos, usar um spray cítrico pode inibir a urina de gatos.

Controle o local onde seus gatos urinam (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

Soluções cítricas

Gatos em geral não gostam de odores cítricos. Vários produtos comerciais desenvolvidos para o treinamento de felinos contém substâncias desse tipo. No entanto, um limpador cítrico ou um spray comercial de citronela pode resultar no mesmo efeito de inibição. Caso o gato esteja urinando em um vaso de plantas, considere colocar cascas de frutas cítricas no local para intimidá-lo. Em alguns casos, esfregar a área com cascas de laranja, certificando-se de que a superfície se rompa para liberar quantidades maiores de óleos cítricos, pode funcionar.

Caso um gato macho esteja urinando em uma parede, é provável que ele esteja marcando seu território. Tente esfregar a região com um limpador cítrico e colocar algumas laranjas por perto para inibi-lo. No entanto, os gatos machos não castrados possuem um instinto maior de marcar território do que os outros. As substâncias cítricas podem não ser inibidoras o suficiente, ou fazer com que eles simplesmente escolham outro lugar para urinar.

A melhor solução dependerá do local e do gato. Na maioria dos casos, um produto cítrico comercial funcionará bem e não afetará as pessoas vivendo na casa. Alguns produtos podem apresentar um odor forte demais para ser usado, por exemplo, em uma cama. Em alguns casos, cascas de frutas ou sprays caseiros podem ser fracos o suficiente para não incomodar as pessoas e, ao mesmo tempo, fortes o suficiente para inibir a atividade do gato.

Loading...
Fatia de laranja (Jack Hollingsworth/Digital Vision/Getty Images)

Soluções para você

Caso você não use o local onde o gato tem urinado para se sentar ou dormir, como uma cama ou uma cadeira, um spray de citronela funcionará muito bem para evitar que o animal urine. Porém, sprays ou óleos dessa substância podem trazer um odor forte demais para ser usado em uma cama. Caso o gato esteja urinando em um vaso, esse spray ou um feito em casa, usando cascas de frutas e pimenta de Caiena, podem ser muito efetivos. Essa técnica também funciona em jardins externos. Muitos produtos comerciais inibidores de urina de gatos, especialmente os naturais e orgânicos, contêm substâncias cítricas e são capazes de impedir a urinação de gatos.

Gato em uma cadeira (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...