Como substituir os amortecedores e escoras em um VW Jetta

Escrito por ehow contributor | Traduzido por wanderson david
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Como substituir os amortecedores e escoras em um VW Jetta
Aprenda a substituir os amortecedores e escoras em um VW Jetta (Car without wheels image by Nando Machado from Fotolia.com)

O Volkswagen Jetta é um carro popular pequeno que obtém boa quilometragem em relação a gasolina, é de fácil controle e tem um passeio macio e confortável. Para manter todas essas características intactas é necessário substituir as peças de suspensão quando estiverem velhas ou gastas. A regra geral é substituir as escoras após 100.000 km sob condições de condução normais.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Macaco hidráulico
  • Cavalete de sustentação
  • Chave de roda
  • Chave ajustável
  • Jogo de catraca
  • Marcador permanente
  • Fio
  • Torquímetro

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Instruções

    Substituir as escoras dianteiras no Jetta

  1. 1

    Levante a parte dianteira com um macaco hidráulico e apoie-a pelo chassi com cavaletes. Solte e remova as porcas que seguram as rodas dianteiras com uma chave de roda e deixe-as de lado. Localize as escoras debaixo da parte dianteira do carro. Elas parecem molas e através delas correm ferragens. São montadas em uma parte do chassi por uma braçadeira e na outra parte pela junta de direção, que é a peça que gira o cubo da roda para a direita ou para a esquerda.

  2. 2

    Siga a mangueira do freio, a partir do cubo da roda até a escora, e remova a braçadeira que a segura e também o freio ABS da escora. Desparafuse o calibrador do cubo, onde prende o rotor, mas não deixe ficar encostado na mangueira do freio. Use um fio para segurá-lo e mantê-lo longe do chassi.

  3. 3

    Solte o parafuso entre a escora e a junta e retire a junta, mas não a deixe ficar pendurada pela articulação. Apoie-a com um fio também. Marque a orientação da escora e do parafuso inferior na junta da direção com um marcador permanente. Prenda a escora com uma chave e use uma catraca para remover a porca superior de suporte. Retire a escora e repita os passos 2 e 3 no outro lado do Jetta.

  4. 4

    Posicione a escora nova e instale a nova porca superior de suporte. Ajuste o indicador com o torquímetro a 60 Nm e aperte a porca até a chave escorregar. Anexe a junta de direção à ponta inferior da escora e alinhe o parafuso com as marcas feitas previamente com o marcador. Aperte-o a 95 Nm. Una novamente o calibrador do freio e aperte os parafusos a 60 Nm. Repita esse passo no outro lado do carro.

  5. 5

    Monte as rodas e abaixe a parte dianteira do Jetta. Peça para um profissional alinhar as rodas.

    Substituir as escoras traseiras no Jetta

  1. 1

    Abra o porta-malas e remova a capa da roda reserva. Remova a tampa, a porca do topo, a arruela e o mancal da porca do topo. Remova a porca inferior. Levante a parte traseira do Jetta e apoie-a pelo chassi, mas não ponha um cavalete debaixo do eixo. Remova uma roda traseira, solte a escora do eixo e a remova lentamente.

  2. 2

    Instale a escora no eixo e aperte com a mão. Instale a porca inferior de suporte dentro do porta-malas e aperte a 15 Nm. Instale o mancal superior, arruela e porca e aperte-a a 25 Nm. Monte a roda e abaixe a parte traseira do Jetta. Aperte o parafuso inferior a 70 Nm.

  3. 3

    Repita os passos 1 e 2 no outro lado do Jetta.

Dicas & Advertências

  • Não remova as duas escoras da traseira ao mesmo tempo, do contrário a viga do eixo ficará encostada nos tubos do freio. Substitua uma e, em seguida, substitua a outra.

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