Como substituir o cabeçote de um Honda Civic

Escrito por chris moore | Traduzido por mariana de mello andré scarani
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Como substituir o cabeçote de um Honda Civic
A remoção do cabeçote é um serviço complexo (IT Stock Free/Polka Dot/Getty Images)

A substituição do cabeçote do seu Honda Civic ou outro veículo é um procedimento perigoso, complexo e difícil. Este tipo de reparo só deve ser feito por alguém que tenha experiência em trabalhar com carros. O procedimento exato varia, de acordo com o ano do veículo. No modelo atual do Civic, você precisa saber se seu modelo usa comando de válvulas simples (SOHC) ou duplo (DOHC).

Nível de dificuldade:
Desafiante

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O que você precisa?

  • Macaco de chão
  • Torquímetro
  • Recipiente limpo
  • Chave de catraca e soquete
  • Raspador de juntas
  • Acetona / solvente
  • Junta
  • Cabeçote

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Instruções

  1. 1

    Desconecte o cabo negativo da bateria do seu Civic. Drene o sistema de arrefecimento (o carro precisa estar frio), removendo o bujão de dreno do radiador e do bloco do motor, e drenando o fluido para um recipiente limpo. Apoie o motor com um macaco de chão, usando um bloco de madeira sobre ele para não danificá-lo.

  2. 2

    Posicione o pistão número 1 na posição superior central, caso o motor do veículo seja SOHC. Coloque a transmissão em neutro, acione o freio de estacionamento, remova as velas e o relé da bomba de combustível, e instale um medidor de compressão no buraco da vela do cilindro número um. Gire o virabrequim com uma chave de catraca, até que o medidor registre a compressão e o ressalto de posição do pistão se alinhe com o marcador da capa da correia dentada.

  3. 3

    Remova as correias, soltando o parafuso principal do tensor com a chave de catraca para aliviar a tensão. Remova o tensor, os coletores de admissão e escape, a correia ou corrente de comando, os comandos de válvula, o braço de balanço e todas as mangueiras e conectores que estiverem no caminho do cabeçote. Nos veículos SOHC, você também precisa remover a bomba da direção hidráulica, o alternador e o suporte do calço esquerdo do motor.

  4. 4

    Solte os parafusos do cabeçote. Comece pelos cantos opostos, até soltar os quatro, e vá soltando-os de forma cruzada, até chegar nos parafusos centrais. Afrouxe cada parafuso em um quarto de volta e vá para o próximo, até que consiga removê-los manualmente. Lembre-se da posição de cada parafuso, se o carro for SOHC, e descarte-os, se for DOHC.

  5. 5

    Remova o cabeçote do motor. Se houver resistência, use cuidadosamente uma ferramenta apropriada para quebrar a junta, sem danificar a superfície de acoplamento do bloco. Remova os resíduos da junta com um raspador, e limpe a superfície com acetona ou solvente.

  6. 6

    Coloque uma junta nova na superfície, seguindo suas marcações de posição, e posicione o cabeçote novo. Lubrifique os parafusos, velhos ou novos com óleo de motor e instale-os na ordem inversa da remoção.

  7. 7

    Reinstale todas as peças desconectadas e encha o tanque de arrefecimento usando fluido novo, caso o velho esteja sujo. Reconecte o cabo da bateria.

Dicas & Advertências

  • Um torquímetro de disco ou de haste é recomendado, especialmente ao apertar os parafusos do cabeçote, para não apertá-los demais.

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