Como substituir a correia dentada de um Honda Civic 1993

Escrito por christopher michael | Traduzido por valeria jardim
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Como substituir a correia dentada de um Honda Civic 1993
A correia dentada do Honda Civic 1993 é essencial para o bom funcionamento do motor (timing belt image by Albert Lozano from Fotolia.com)

A correia dentada do Honda Civic 1993 é essencial para o bom funcionamento do motor. A correia está ligada ao virabrequim e ao comando de válvulas através de polias no exterior do bloco do motor. A correia dentada gira as polias para sincronizar o funcionamento das válvulas e dos pistões. Se a correia dentada quebrar em um Honda Civic 1993, pode causar danos internos graves ao motor. A Honda recomenda que a correia dentada seja substituída a aproximadamente cada 145 mil quilômetros no Civic 1993.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Macaco hidráulico
  • 2 cavaletes
  • Chave de roda
  • Conjunto de chaves de boca
  • Conjunto de chaves de catraca
  • Torquímetro

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Instruções

  1. 1

    Estacione o Honda Civic em uma área nivelada. Abra o capô do veículo e desligue o terminal negativo da bateria usando uma chave de boca. Levante a frente do veículo com uma macaco hidráulico e coloque os cavaletes sob cada lado do chassi, para segurar o veículo.

  2. 2

    Remova as porcas da roda dianteira no lado do motorista com uma chave de roda. Levante a roda para acessar as cavilhas e retire-as.

  3. 3

    Rasteje debaixo da caixa de roda dianteira exposta no lado do motorista. Use uma chave catraca para remover os parafusos de fixação do para-barro da caixa de roda. Retire o para-barro.

  4. 4

    Retire todas as correias de acessórios, incluindo a do alternador, do ar-condicionado e da direção hidráulica. Solte o parafuso de ajuste de cada acessório e, em seguida, balance o acessório em direção ao bloco do motor, para liberar a tensão na correia. Retire cada correia da polia.

  5. 5

    Use uma chave de catraca para remover as tampas inferior e superior da correia dentada. As tampas são mantidas no lugar por dois parafusos de fixação em cada tampa, virados para a frente do veículo.

  6. 6

    Retire a polia do virabrequim usando uma chave de catraca para liberar o parafuso do meio da polia. Use o mesmo soquete para soltar o parafuso tensionador da correia dentada. Deslize o tensionador para longe da correia dentada e aperte os parafusos no dedo para manter o tensionador fora da área de funcionamento. Observe o trajeto da correia dentada pelo desenho de um diagrama simples em um pedaço de papel. Mexa na correia dentada, quando ela estiver solta de todas as polias.

  7. 7

    Alinhe as marcações nas polias do virabrequim e do comando de válvulas. A polia do virabrequim terá uma marcação única que corresponde a uma marcação no bloco do motor, conforme a posição 12 horas do relógio, aproximadamente, na superfície da polia. Alinhe as marcações. A polia do comando de válvulas terá a palavra "Up" escrita na superfície. Ajuste a palavra até que ela fique de acordo com a posição 12 horas do relógio sobre a superfície da polia. Localize os dois pontos de nivelamento adicionais sobre a polia do comando de válvulas iguais às posições 3 e 9 horas do relógio. Essas marcações devem estar alinhadas com a parte superior do bloco do motor.

  8. 8

    Instale a nova correia dentada nas polias, começando com a polia do virabrequim. Solte o parafuso tensor até o tensionador descer para a correia dentada e reduza a folga da correia. Use uma chave de catraca para girar a polia do virabrequim por um quarto de volta no sentido anti-horário, o que permitirá que três dentes da correia dentada girem na polia do virabrequim. Aperte o parafuso tensor em 44,74 nm, utilizando um torquímetro.

  9. 9

    Reinstale todos as correias de acessórios, os para-barros e a roda dianteira do lado do motorista, executando as etapas de desmontagem na ordem inversa. Retire os cavaletes, abaixe o veículo e volte a ligar o terminal negativo da bateria. Feche o capô.

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