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Como substituir a correia dentada de um Honda Civic 1993

Atualizado em 09 abril, 2017

A correia dentada do Honda Civic 1993 é essencial para o bom funcionamento do motor. A correia está ligada ao virabrequim e ao comando de válvulas através de polias no exterior do bloco do motor. A correia dentada gira as polias para sincronizar o funcionamento das válvulas e dos pistões. Se a correia dentada quebrar em um Honda Civic 1993, pode causar danos internos graves ao motor. A Honda recomenda que a correia dentada seja substituída a aproximadamente cada 145 mil quilômetros no Civic 1993.

Instruções

A correia dentada do Honda Civic 1993 é essencial para o bom funcionamento do motor (timing belt image by Albert Lozano from Fotolia.com)
  1. Estacione o Honda Civic em uma área nivelada. Abra o capô do veículo e desligue o terminal negativo da bateria usando uma chave de boca. Levante a frente do veículo com uma macaco hidráulico e coloque os cavaletes sob cada lado do chassi, para segurar o veículo.

  2. Remova as porcas da roda dianteira no lado do motorista com uma chave de roda. Levante a roda para acessar as cavilhas e retire-as.

  3. Rasteje debaixo da caixa de roda dianteira exposta no lado do motorista. Use uma chave catraca para remover os parafusos de fixação do para-barro da caixa de roda. Retire o para-barro.

  4. Retire todas as correias de acessórios, incluindo a do alternador, do ar-condicionado e da direção hidráulica. Solte o parafuso de ajuste de cada acessório e, em seguida, balance o acessório em direção ao bloco do motor, para liberar a tensão na correia. Retire cada correia da polia.

  5. Use uma chave de catraca para remover as tampas inferior e superior da correia dentada. As tampas são mantidas no lugar por dois parafusos de fixação em cada tampa, virados para a frente do veículo.

  6. Retire a polia do virabrequim usando uma chave de catraca para liberar o parafuso do meio da polia. Use o mesmo soquete para soltar o parafuso tensionador da correia dentada. Deslize o tensionador para longe da correia dentada e aperte os parafusos no dedo para manter o tensionador fora da área de funcionamento. Observe o trajeto da correia dentada pelo desenho de um diagrama simples em um pedaço de papel. Mexa na correia dentada, quando ela estiver solta de todas as polias.

  7. Alinhe as marcações nas polias do virabrequim e do comando de válvulas. A polia do virabrequim terá uma marcação única que corresponde a uma marcação no bloco do motor, conforme a posição 12 horas do relógio, aproximadamente, na superfície da polia. Alinhe as marcações. A polia do comando de válvulas terá a palavra "Up" escrita na superfície. Ajuste a palavra até que ela fique de acordo com a posição 12 horas do relógio sobre a superfície da polia. Localize os dois pontos de nivelamento adicionais sobre a polia do comando de válvulas iguais às posições 3 e 9 horas do relógio. Essas marcações devem estar alinhadas com a parte superior do bloco do motor.

  8. Instale a nova correia dentada nas polias, começando com a polia do virabrequim. Solte o parafuso tensor até o tensionador descer para a correia dentada e reduza a folga da correia. Use uma chave de catraca para girar a polia do virabrequim por um quarto de volta no sentido anti-horário, o que permitirá que três dentes da correia dentada girem na polia do virabrequim. Aperte o parafuso tensor em 44,74 nm, utilizando um torquímetro.

  9. Reinstale todos as correias de acessórios, os para-barros e a roda dianteira do lado do motorista, executando as etapas de desmontagem na ordem inversa. Retire os cavaletes, abaixe o veículo e volte a ligar o terminal negativo da bateria. Feche o capô.

O que você precisa

  • Macaco hidráulico
  • 2 cavaletes
  • Chave de roda
  • Conjunto de chaves de boca
  • Conjunto de chaves de catraca
  • Torquímetro
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