Técnicas para costurar tule

Escrito por blair foy | Traduzido por felipe vargas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas para costurar tule
O tule é encontrado em muitas cores (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Conhecida por ser usado em tutus, vestidos de casamentos e vestidos formais, o tule é um tecido transparente que dá volume ao redor de uma peça de vestuário. Tendo o nome oriundo de uma cidade francesa chamada Tulle, onde o tecido se originou, é feito de uma malha de padrões hexagonais que se assemelham a favos de mel. Geralmente são fabricadas com algodão, seda, poliamida, poliéster, ou lã, podendo ser costurada na sua própria saia, tal como um tutu, ou por baixo de vestidos para acrescentar volume. Com uma habilidade moderada de costura, você pode costurar com sucesso um tule para qualquer projeto de roupa que esteja trabalhando.

Outras pessoas estão lendo

Seleção de agulha e linha

Antes de costurar o tule, você precisa ter certeza de ter os materiais apropriados em mãos. Tecer algo delicado como um tule exige uma agulha fina que garanta o deslizamento uniforme através da malha e impede falhas no tecido transparente. Ao escolher uma linha, procure um material como algodão, poliéster ou seda, lembrando-se de selecionar uma cor que combine com o material para que os pontos de costura não fiquem à vista.

Tipos de Tutus

Ao costurar um tutu, dê uma olhada nos quatro tipos possíveis para determinar qual deles deseja fazer. O clássico tutu em forma de chapa é feito com o material mais duro para se assemelhar ao formato de uma panqueca. Arames, muitas vezes, são inseridos por baixo do tule para suportar o formato. O tutu clássico, em forma de sino, que se estende para fora dos quadris de uma bailarina, é a forma mais tradicional do tutu de balé. Balanchine tutus são mais soltos, usando menos camadas do material. Eles aparentam ser mais suaves do que os clássicos. Tutus românticos são identificados pelo seu comprimento de 3/4, que se estende além do joelho. Estes tutus têm apenas algumas camadas de tule para criar um vestuário leve que flui livremente com os movimentos de um dançarino.

Cortando o tule

Quando for cortar o tule para realizar um projeto, será necessário uma superfície plana, uma régua e um cortador rotativo. Exponha a parte mais lisa, pois o tecido é muito fino e você só quer cortar uma camada de cada vez. Segure a régua sobre a parte superior da tela para marcar um traço guia no tecido na qual cortará uma linha reta. Use o cortador rotativo rapidamente sobre o tecido afim de cortá-lo de uma vez só.

Costura do tule

Costurar o tule requer um nível moderado de habilidade em costura, uma agulha fina e um prendedor de segurança. Dobre o material ao meio até obter três ou quatro camadas. Fixe as camadas do tecido com o prendedor de segurança, que se assemelha a um bico de pato, usado por estilistas de cabelo para firmar grandes mexas de cabelo. Passe a agulha através do tule e costurar as camadas antes de fixá-las sobre o vestuário. Se as camadas de tule forem ficar expostas, utilize uma fita sob a bainha para cobrir as áreas de ponto, onde as camadas foram costuradas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível