Técnicas de entalhe

Escrito por rajrupa ghosh | Traduzido por alexandre girardi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas de entalhe
Instrumento para entalhe da madeira (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A escultura em madeira tem um objetivo interessante tanto como forma de arte quanto como passatempo. Usar ferramentas para talhar, cinzelar e esculpir madeira e vários objetos da moda pode parecer simples, mas envolve uma série de detalhes intrincados que devem ser atendidos com atenção.

Outras pessoas estão lendo

Escolher a madeira

A madeira que você precisa para esculpir é separada em duas categorias: madeira dura e madeira macia. Árvores de folhas caducas com folhas largas que caem durante o outono todo ano são provedoras de madeira dura, enquanto a de madeira macia está disponível a partir de árvores verdes carregadas de pinha. Enquanto madeiras duras como o carvalho, teca, pau-rosa e noz formam a primeira variedade, os tipos de madeira macia como nogueira, pinho, tília americana, cedro e choupo, são as mais populares entre os entusiastas da escultura em madeira.

Ferramentas de entalhe

Várias formas de escultura em madeira requerem ferramentas e instrumentos distintos. Algumas das ferramentas mais comuns são as facas de entalhe de diferentes tamanhos, quadrado, cinzéis de inclinação, goivas, limas, grosas e ferramentas de quebra.

Técnica de entalhe de relevo

Esta técnica é geralmente utilizada para objetos bidimensionais de arte para decoração na parede ou ao redor da casa. Consiste na remoção de madeira de uma placa plana de madeira e de modelá-la de modo que o objeto esculpido irá parecer que está crescendo para fora da superfície. Começando com a ideia do projeto, o plano mestre da escultura em relevo é feito no papel e, em seguida, levado para o painel de madeira.

Instrumentos manuais simples, como goivas, marretas e talhadeiras são necessários para a escultura do relevo. Durante o processo, a madeira é lascada longe do padrão, fazendo com que o desenho "saia" da madeira. Bordas irregulares do projeto são então raspados para caber linhas do padrão original. Habituar-se a segurar e trabalhar os instrumentos corretamente e fazer as ferramentas afiadas o suficiente para um entalhe elegante são o cerne das habilidades da técnica de entalhe de relevo

Técnica entalhe de lasca

Possivelmente, o método mais antigo e o mais fácil para escultura em madeira é a lascagem de um bloco de madeira ou painel para criar padrões para os itens de decoração em torno da casa. Na técnica de raspar ou lascar a madeira, também conhecida como escultura de colher, você pode usar uma faca para remover pequenas lascas de madeira do painel ou bloco. Feito principalmente em madeira de nogueira, pinho ou mogno, talhar com esta técnica do entalhe de lasca envolve a manipulação de duas superfícies - a frente do painel de madeira ou bloco e o corte de interseção debaixo desta superfície.

Talhar pela técnica circular

Um tipo tridimensional de madeira para talhar usado principalmente por artistas e carpinteiros experientes, a técnica circular dá origem a uma infinidade de objetos e esculturas. Você inicialmente faz um modelo de cera ou argila, e então um esqueleto de fios para apêndices externos do objeto. Finalmente, um bloco de madeira é firmada para talhar a peça resultante. Esta técnica requer quase todas as ferramentas e instrumentos de entalhe.

Técnica de entalhe

Pela técnica de entalhe para esculpir madeira, uma forma consideravelmente fácil e popular, você talha desenhos e formatos de madeira bruta usando somente facas, geralmente facas de bolso. Este é um passatempo para muitas pessoas e tem sido assim há séculos em todo o mundo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível