Técnicas de fita Kinesio para o joelho

Escrito por lee morgan | Traduzido por noeli p. rubio
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Técnicas de fita Kinesio para o joelho
Fits kinesio para exercício (Pilates Workout image by Scott Griessel from Fotolia.com)

A fita Kinesiologa é uma popular ferramenta para prevenção de lesões atléticas e de cura para várias lesões relacionadas a esportes que envolvem uso de músculos e ligamentos. Esse produto adesivo de algodão é aplicado sobre a pele, a fim de imitar a função e a posição dos músculos do corpo para dar suporte a áreas lesionadas, permitindo que curem sem limitar o movimento, de acordo com SportsMedInfo.net. Um uso comum de fita Kinesio é apoiar uma lesão no joelho.

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Técnica para dor na patela

Para tratar da dor causada por uma lesão na patela (rótula), primeiro estique a perna e meça um pedaço de fita Kinesio de aproximadamente 15 cm acima do joelho e 1 cm abaixo. Corte a tira de fita do rolo com uma tesoura e divida a extremidade inferior da tira ao meio a partir da base até para o ponto imediatamente acima do joelho. Tire o protetor da parte de trás da fita e a posicione na perna com a porção dividida imediatamente acima do joelho. O extremo não dividido será posto na coxa e alinhada com a posição do joelho. Esfregue a parte superior da fita para juntá-la com a pele e verifique se está colada adequadamente.

Flexione os joelhos em um ângulo de 90°. Com uma leve tensão, puxe a extremidade inferior da fita em "Y" para que cada pedaço passe em torno da rótula e se reconecte no centro inferior dela. A fita não deve ser esticada para chegar a essa posição. Use os dedos para esfregar a fita de modo que se fixe na pele.

Corte uma segunda tira de fita adesiva que será 2,5 cm ou 5 cm maior, de cima para baixo, do que o comprimento da rótula. Utilize uma tesoura para dividir ao meio esse pedaço em forma de "Y". Esse corte deve deixar uma extremidade conectada por cerca de 2 cm de fita. Coloque a outra extremidade conectada em cima da fita já aplicada na parte inferior da rótula e envolva as caudas do "Y" em torno dela, juntando-se novamente na parte superior da tampa.

Técnicas de fita Kinesio para o joelho
Fita (Roll of parcel tape image by Scott Latham from Fotolia.com)

Técnica para joelho de corredores

Entre os corredores, a síndrome da dor femoropatelar (joelho-de-corredor) é a lesão mais comumente encontrada. Essa condição é causada pelo uso excessivo da articulação do joelho e do desgaste da cartilagem de absorção de choque, segundo a revista "Corredor do Mundo”.

A dor da síndrome pode ser aliviada e potencialmente evitada com um método da fita Kinesio, que é extremamente fácil de utilizar. Você pode aplicá-la e estar de volta na pista em apenas alguns minutos.

Basta medir cerca de 10 cm de fita Kinesio de um rolo e tirar o apoio. Segure a fita com as duas mãos, estique-a longitudinalmente e coloque-a em todo o seu tendão patelar. Esse é diretamente sob a rótula. Use os dedos para aderir a fita e alisá-lo para fora.

Técnicas de fita Kinesio para o joelho
Esportistas (sport image by ataly from Fotolia.com)

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