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Técnicas de fita Kinesio para o joelho

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A fita Kinesiologa é uma popular ferramenta para prevenção de lesões atléticas e de cura para várias lesões relacionadas a esportes que envolvem uso de músculos e ligamentos. Esse produto adesivo de algodão é aplicado sobre a pele, a fim de imitar a função e a posição dos músculos do corpo para dar suporte a áreas lesionadas, permitindo que curem sem limitar o movimento, de acordo com SportsMedInfo.net. Um uso comum de fita Kinesio é apoiar uma lesão no joelho.

Fits kinesio para exercício (Pilates Workout image by Scott Griessel from Fotolia.com)

Técnica para dor na patela

Para tratar da dor causada por uma lesão na patela (rótula), primeiro estique a perna e meça um pedaço de fita Kinesio de aproximadamente 15 cm acima do joelho e 1 cm abaixo. Corte a tira de fita do rolo com uma tesoura e divida a extremidade inferior da tira ao meio a partir da base até para o ponto imediatamente acima do joelho. Tire o protetor da parte de trás da fita e a posicione na perna com a porção dividida imediatamente acima do joelho. O extremo não dividido será posto na coxa e alinhada com a posição do joelho. Esfregue a parte superior da fita para juntá-la com a pele e verifique se está colada adequadamente.

Flexione os joelhos em um ângulo de 90°. Com uma leve tensão, puxe a extremidade inferior da fita em "Y" para que cada pedaço passe em torno da rótula e se reconecte no centro inferior dela. A fita não deve ser esticada para chegar a essa posição. Use os dedos para esfregar a fita de modo que se fixe na pele.

Corte uma segunda tira de fita adesiva que será 2,5 cm ou 5 cm maior, de cima para baixo, do que o comprimento da rótula. Utilize uma tesoura para dividir ao meio esse pedaço em forma de "Y". Esse corte deve deixar uma extremidade conectada por cerca de 2 cm de fita. Coloque a outra extremidade conectada em cima da fita já aplicada na parte inferior da rótula e envolva as caudas do "Y" em torno dela, juntando-se novamente na parte superior da tampa.

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Fita (Roll of parcel tape image by Scott Latham from Fotolia.com)

Técnica para joelho de corredores

Entre os corredores, a síndrome da dor femoropatelar (joelho-de-corredor) é a lesão mais comumente encontrada. Essa condição é causada pelo uso excessivo da articulação do joelho e do desgaste da cartilagem de absorção de choque, segundo a revista "Corredor do Mundo”.

A dor da síndrome pode ser aliviada e potencialmente evitada com um método da fita Kinesio, que é extremamente fácil de utilizar. Você pode aplicá-la e estar de volta na pista em apenas alguns minutos.

Basta medir cerca de 10 cm de fita Kinesio de um rolo e tirar o apoio. Segure a fita com as duas mãos, estique-a longitudinalmente e coloque-a em todo o seu tendão patelar. Esse é diretamente sob a rótula. Use os dedos para aderir a fita e alisá-lo para fora.

Esportistas (sport image by ataly from Fotolia.com)
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Referências

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