Técnicas de gravuras em madeira

Escrito por troy dooly | Traduzido por ingrid marçal
Técnicas de gravuras em madeira

Gravuras em madeira

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

A gravura é uma das muitas formas de arte em madeira, sendo considerada uma prima próximo de objetos trabalhados em tornos. Em anos passados, toda gravura era feita à mão, mas hoje, alguns entalhes modernos utilizam ferramentas ou motosserras elétricas rotativas para a conclusão do trabalho. A gravura em madeira, também chamada de entalhe ou escultura, é um estilo avançado e tanto tedioso como desafiador.

Outras pessoas estão lendo

Ferramentas para gravuras em madeira

As ferramentas para gravuras são divididas em três grupos básicos: talhadeiras, ferramenta em "V" para a partição e cinzeis, e o formato das lâminas poderá distinguir as ferramentas. O cinzel tem uma borda de corte reto, a ferramenta de partição uma lâmina em formato de "V" e as talhadeiras têm lâminas de corte em formato de colher. Há duas medidas que os artesãos usam para determinar que ferramenta utilizar.

Técnica básica para gravura

A primeira técnica é administrar o cinzel. Quando o artesão trabalha com ele, os resultados são gravuras realizadas com batidas suaves e, quando a gravura é trabalhada com o cinzel na posição contrária, o resultado é uma superfície áspera e irregular, no formato de lágrimas caídas.

Técnica de entalhe

Um dos destaques mais marcantes em móveis nos países europeus é a abundância de gravuras entalhadas, conhecidas como kerbschnitzen na Suíça e na Alemanha, e o entalhador aprendiz pode dominar essa técnica básica com apenas algumas horas de prática. A gravura encontrada em tampas de porta-joias e em torno das bordas de portas e armários são exemplos perfeitos de entalhes.

Técnica de entalhe em relevo

A história não registra quando a gravação em relevo se tornou popular, mas pode muito bem ter vindo à existência quando um antigo artesão, ao invés de entalhar uma forma na madeira, decidiu retirar toda a madeira em torno da forma, deixando-a altivamente em pé por cima da superfície do projeto. Algumas das mais populares gravuras em relevo são conchas, a águia americana, motivos militares e paisagens encontradas em móveis sob encomenda.

Técnica de gravação em madeira

Usar uma ponta afiada e bem quente para gravar imagens e palavras em madeira remonta ao princípio dos tempos, pois essa foi uma das primeiras formas para criar livros e documentos impressos, muito antes da impressora existir. Hoje a maioria dos artesãos usa gravadores para madeira que são similares a um ferro de soldar. O artesão tradicional usa pontas diversas com a ferramenta tradicional para executar as mesmas técnicas de gravuras e ainda pode usar pontas personalizadas para dar um toque exclusivo ao acabamento do projeto.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media