Técnicas de Ba Gua Zhang

Escrito por alex oppenheimer | Traduzido por thiago silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas de Ba Gua Zhang
Você conhece o Ba Gua Zhang?

Ba Gua Zhang é uma arte marcial surgida na China do século 19. Sua criação é atribuída a Dong Haichuan. Existem pelo menos dez estilos diferentes de Ba Gua Zhang, variando em técnica e levemente modificadas por seus mestres. A arte marcial como um todo engloba uma grande diversidade de técnicas, incluindo posturas, armas e variações de ataques com as mãos. Praticantes de Ba Gua Zhang são conhecidos pela fluidez dos movimentos com os pés bem como pela variação no uso de armas e ataques.

Outras pessoas estão lendo

Virando o círculo

Esta é uma das técnicas mais conhecidas do Ba Gua Zhang. É uma técnica de movimentação e postura únicas. Nela, o lutador anda em círculos vagarosamente, em diferentes posturas. Uma postura comum é uma baixa, com os joelhos dobrados e os braços estendidos com as palmas da mão abertas (como mostra a imagem). Um lutador treina diversos golpes, incluindo ataques com as mãos, chutes baixos e golpes com armas nesta posição e movimento. O Ba Gua Zhang guarda similaridades com outras artes marciais como o Tai Chi.

Armas

Tenha em mente que os lutadores de Ba Gua Zhang são treinados para usar diversas armas em combate, como espadas, facas, lanças e bastões. O estilo é conhecido por usar armas muito grandes, geralmente conhecidas como Espada Bagua ou Espada Bagua de folha larga. Outras armas comuns são os ganchos com lâminas, as espadas retas e o par de facas conhecido como "caneta do estudante", que geralmente fica escondido para um ataque surpresa.

Ataques com a mãos

Além das armas, ataques com as mãos são o principal componente do Ba Gua Zhuang. Geralmente, são ensinados oitos tipos de ataques:

Chuan Zhang (a palma perfuradora) - trata-se um golpe de baixo para cima com a palma das mãos apontada para cima também.

Tui Zhang (a palma que empurra) - é feito em direção do oponente, geralmente no seu peito, com a mão aberta e virada para fora.

Ye Zhang (a palma para baixo) - similar ao golpe anterior, mas usa a lateral das mãos.

Ta Zhang (a palma em colapso) - similar à palma que empurra, mas usando a base da mão.

Pi Zhang (a palma que divide) - comparável ao de desbastamento em que o braço fica reto, a palma da mão aberta e virada para cima, onde o ponto focal do golpe é a parte interna do antebraço.

Hui Zhang (a palma que empunha) - similar ao golpe anterior, mas com o foco na parte externa do antebraço.

Shuang Cheng Zhang (a palma de apoio dupla) - similar à palma para baixo, mas usando as duas mãos ao mesmo tempo, com as duas mãos viradas para fora e os dedos apontando para dentro.

Shuang Zhuang Zhang (a palma de ataque dupla) - requer que os dois braços estejam abaixo do peito, as palmas das mão voltadas para dentro e os dedos para fora, visando atingir o peito do oponente.

Demais técnicas

Tenha em mente que apesar do uso de armas e ataques com as mãos serem os principais componentes da arte marcial, há outras técnicas também. Algumas das técnicas vistas na prática são séries de chutes baixos em direção às pernas e calcanhares, chaves nos ombros e arremessos. Muito dos arremessos utilizados envolvem uma combinação de travar o ombro do oponente e segurar sua cabeça ou pescoço para arremessá-lo. Ademais, além das técnicas com as mãos abertas, outros ataques incluem o uso de punhos fechados, dedos e cotovelos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível