Técnicas de solda de arco vertical

Escrito por susan kristoff | Traduzido por max jahnke
Técnicas de solda de arco vertical
Sempre use materiais de proteção quando fizer a solda (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Ao soldar sobre uma superfície plana, um soldador não tem que tentar neutralizar quaisquer forças gravitacionais. No entanto, muitas aplicações de soldagem, especialmente aquelas feitas in situ, não são soldas horizontais ou simples. Os soldadores precisam modificar suas técnicas para acomodar soldas em ângulo ou verticais porque a gravidade vai puxar o metal fundido para baixo.

Solda vertical para baixo

O método mais simples para a solda vertical é com movimento vertical descendente, onde o soldador começa na parte de cima e vai indo para baixo. Por causa da gravidade, a solda vertical para baixo é o método mais rápido de solda vertical. Este método é melhor para metais finos, porque eles não precisam ser tão aquecidos para criar uma solda de qualidade. Para os metais mais espessos, a zona de solda não pode aquecer-se o suficiente para criar uma soldadura de penetração, e o calor excessivo pode fazer com que o acúmulo de solda escorra. Para soldar verticalmente para baixo, segure o eletrodo apontando para cima cerca de 15 graus a partir da horizontal. Com relação ao resto da técnica, ela é a mesma que a solda plana ou horizontal.

Solda vertical para cima

A solda vertical para cima requer que o soldador comece o processo na parte inferior da peça de trabalho e vá para cima. Já que o soldador estará lutando contra a gravidade para criar este tipo de solda, o processo é lento, e é o mais adequado para os metais mais espessos que podem absorver o excesso de calor no local da solda. Para fazer a soldagem vertical para cima, segure o eletrodo perpendicular à superfície da peça de trabalho.

Técnicas de solda vertical para cima

Quando se utiliza a solda vertical para cima, técnicas específicas precisam ser usadas ​​para prevenir que o acúmulo de metal goteje e superaqueça a peça. A técnica mais eficaz para a soldadura vertical é a técnica em V invertido. Neste caso, o soldador move o eletrodo em um padrão em V invertido, criando formas de V umas em cima das outras conforme sobe. A oscilação do eletrodo e o movimento do metal fundido de lado a lado irá evitar que a solta pingue e manterá o calor localizado minimizado. Este método não resulta em uma solda bonita, mas ela irá penetrar e criar uma ligação de qualidade. Outras técnicas de soldagem verticais também incluem uma forma de U ou um padrão triangular cíclico. Em qualquer caso, o soldador tem que prestar atenção ao cordão de solda para garantir que ele não fique muito grande devido ao aumento do calor.

Segurança da solda vertical

Como em todos os métodos de soldagem, todos os soldadores devem usar equipamentos de proteção, incluindo máscaras com vidros escuros, luvas e roupas à prova de fogo. A soldagem na posição vertical pode resultar em gotas de metal quente que não ocorrem na soldagem horizontal ou plana, por isso, soldadores devem estar cientes da superfície abaixo da solda e protegê-la de respingos.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível