×
Loading ...

Como ter um camaleão do Yemen como bicho de estimação

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os camaleões do Yemen são lagartos populares que várias pessoas têm como animal de estimação. Embora seja suscetível a doenças, a habilidade desse réptil de se desenvolver em altas temperaturas é um atrativo a mais para quem deseja criá-lo. Aprenda a forma correta de cuidar desse animal para garantir que ele cresça saudável.

Instruções

Os camaleões do Yemen são lagartos populares (Getty Images)
  1. Garanta que o camaleão esteja saudável. Examine o corpo em busca de problemas ósseos que possam indicar deficiência de cálcio. Observe os olhos para ver se estão saudáveis e tire a temperatura corporal do bicho para assegurar que ele não esteja fraco.

    Loading...
  2. Escolha a gaiola apropriada para o camaleão. A gaiola deve ser feita de material de tela para permitir a ventilação adequada ao animal e deve ser grande o suficiente para que o réptil possa se mover. Uma gaiola com 92 cm de comprimento com 92 cm de largura e 1,2 m de altura deve dar conta do recado.

  3. Organize a gaiola do camaleão. Não é preciso colocar um substrato na base da gaiola, mas papel de jornal pode ser usado para facilitar na limpeza do ambiente. Coloque uma planta com galhos fortes (como a fícus) para que o camaleão possa descansar e não se esqueça de borrifar água três vezes ao dia para mantê-lo hidratado. Use uma lâmpada fluorescente e aqueça o recinto com uma luz incandescente, mas desligue a lâmpada à noite para que o réptil possa regular a temperatura corporal. Durante o dia, a temperatura deve ficar em torno de 24 a 27°C.

  4. Alimente o camaleão com grilos e suplementos de cálcio. Cinco a 15 grilos por dia devem ser suficientes para manter um camaleão adulto nutrido. Uma vez por semana salpique suplemento de cálcio no recipiente da comida do réptil.

Loading...

Dicas

  • Coloque a gaiola em um ambiente calmo e pouco frequentado para que o animal não fique estressado.

Aviso

  • É importante saber que o camaleão do Yemen não gosta de ser tocado e isso pode fazer com que ele assobie, morda e arranhe se for perturbado. Os camaleões do Yemen são animais de estimação para serem observados e não para interagirem.
  • Nunca coloque mais de um camaleão do Yemen em uma mesma gaiola, pois eles são répteis extremamente territoriais.
Loading ...
Loading ...