Como ter uma descarga de endorfina

Escrito por james holloway Google | Traduzido por daniele joi
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Como ter uma descarga de endorfina
A descarga de endorfina produz uma profunda sensação de euforia (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Enquanto realizam atividades físicas vigorosas, muitas pessoas têm uma sensação de euforia conhecida como "descarga de endorfina". Cientistas não estão certos de que essa sensação é causada pela endorfina, um analgésico natural produzido pelo corpo. Qualquer que seja sua fonte, você pode ajudar o seu corpo a produzir essa sensação de êxtase.

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Exercício

Essa sensação de euforia acontece mais comumente durante exercícios físicos prolongados, de 30 minutos ou mais, a um nível alto, mas não extremo. Por esse motivo, é mais provável que um exercício estável como corrida, bicicleta ou natação, e não atividades intermitentes como levantamento de peso, produza a descarga. Cientistas da Universidade do Arizona acreditam que esse fenômeno possa ser resultado da necessidade dos humanos primitivos de correr por longas distâncias atrás de alimento.

Privação sensorial

Um tanque de privação sensorial, também chamado de tanque de flutuação ou tanque de isolação, é uma câmara escura parcialmente preenchida com água morna e que pode induzir uma descarga de endorfina. Esses tanques, desenvolvidos pelo neuropsiquiatra John C. Lilly nos anos 50, são uma forma popular de terapia de relaxamento nos dias de hoje. Na técnica de simulação de um ambiente restrito, a pessoa flutua em um lugar escuro e silencioso. Sem estímulos ambientais, alguns praticantes relatam sensação de relaxamento, exaltação e até euforia. Pesquisadores da Universidade de Karlstad, na Suécia, mostraram que os níveis de endorfina não são alterados pelo tanque, mas os efeitos que ele proporciona são semelhantes aos de uma descarga do hormônio.

Comida

Alguns alimentos podem induzir a liberação de endorfina, segundo a Dra. Melissa Stoppler, uma patologista anatômica. As sensações causadas pela comida não se igualam às da descarga de endorfina em duração e intensidade, mas são similares em alguns aspectos, ela diz. Comidas confortantes como chocolate e sorvete podem trazer essas sensações de bem-estar, assim como as alternativas mais saudáveis, como morangos, bananas, uvas, laranjas e castanhas.

Outros métodos

Embora exercícios sejam o método mais comum de indução de euforia, eles não são os únicos. De acordo com Stoppler, outras formas de estimular a descarga de endorfina incluem meditação, acupuntura, massagem terapêutica e sexo, embora a resposta individual a cada um desses estímulos possa variar de pessoa para pessoa. Segundo o "Journal of Perinatal Education" (Periódico de educação perinatal), o parto é outra experiência que estimula a produção de endorfina. Como nos exercícios, nesse caso o hormônio ajuda a combater a dor sentida.

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