A terapia da luz de lâmpadas para o tratamento de transtornos afetivos sazonais

Escrito por chris sherwood | Traduzido por rafaela pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O transtorno afetivo sazonal (TAS) é uma condição de saúde mental em que o humor é afetado pelo nível de luz solar que uma pessoa é exposta. O TAS afeta a maioria das pessoas durante o inverno, mas pode ocorrer em qualquer momento ou em qualquer ambiente onde o acesso direto à luz solar é limitada. Segundo a National Mental Health Association, 25% da população sofre deste transtorno afetivo sazonal. Uma das formas mais comuns de luta contra esta doença é o uso de lâmpadas de terapia de luz.

Outras pessoas estão lendo

Lâmpadas de terapia de luz

A terapia de luz é geralmente administrada por meio de uma caixa terapêutica de luz. Este equipamento dispõe de uma lâmpada com a capacidade de imitar a o brilho natural da luz solar. O tratamento é através da exposição à caixa de luz, todos os dias, para um determinado período de tempo para ajudar a diminuir os sintomas do transtorno afetivo sazonal. O tempo gasto na frente da caixa de luz vai variar de acordo com a gravidade da doença e as recomendações do seu médico. O tratamento pode durar desde 15 minutos até uma hora, duas ou três vezes por dia. Caixas de luz variam em custo de R$ 600 a R$ 1000,00 mas a maioria das companhias de seguros vai cobrir o custo de uma caixa de luz terapica, contanto que você tenha uma prescrição médica.

Ritmos circadianos

A maneira como a terapia da luz funciona é, visando os ritmos circadianos do corpo. Os ritmos circadianos são ciclos que determinam quando o seu corpo deve dormir e quando será acordado. Os ritmos circadianos são em grande parte determinada pela exposição à luz solar. Uma vez que durante o inverno, as horas do dia diminuem significadamente, o ritmo circadiano pode induzir a sonolência e a uma sensação de depressão. A terapia da luz trabalha ajudando a repor os ritmos circadianos, criando a exposição à luz semelhante ao que você experimenta durante os meses de verão.

Melatonina

A caixa de luz também ajuda a reduzir a quantidade de melatonina gerada no corpo. A melatonina é um hormônio secretado pela glândula pineal, que estimula o ciclo de sono do corpo. A exposição à lâmpada de terapia de luz diminui rapidamente a quantidade de melatonina em circulação no sangue. Isso ajuda a tratar a sonolência, diagnosticada para muitas pessoas que sofrem de TAS, e ajuda a aumentar a energia também. A redução de melatonina também trabalha o melhoramento do humor.

Tempo

Uma vez que diferentes áreas do mundo experimentam quantidades variáveis ​​de perda de luz durante os meses de outono e inverno, o tempo que leva para uma caixa de luz entrar em vigor pode variar. Alguns paciente podem precisar de apenas 15 minutos em frente a caixa de luz para sentir os seus efeitos. Outros podem precisar de um maior período de tempo e de vários incrementos ao longo do dia para se beneficiar do tratamento. Dependendo da gravidade da reação corporal à perda luz, mais tempo vai levar para a cura do transtorno.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível