Terrários de vidro & Orquídeas

Escrito por debra durkee | Traduzido por fatima mesquita
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Terrários de vidro & Orquídeas
As orquídeas são delicadas flores tropicais (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Os terrários de vidro foram descobertos por acaso por Nathanial Basgshwa Ward que precisava achar um jeito de transportar plantas por longas distâncias. Ele acabou colocando-as dentro de um recepiente de vidro que as separava completamente do ambiente e isso provou-se ser uma técnica muito boa para manter orquídeas. Estas plantas, belas e delicadas, podem se dar muito bem se tiverem as condições certas e, o terrário pode fornecer exatamente isto à elas.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de orquídeas

Escolher o tipo certo de orquídea depende do tamanho do terrário e das condições que ele pode fornecer. A planta em sua versão miniatura se desenvolve bem neste tipo de ambiente não só em função do seu tamanho, mas também porque exige pouca luz e muita umidade. Este tipo de orquídea, também conhecida com epífita, não requer terra para se desenvolver e a dracula, aerangis, masdevallia e leptotes são todas excelentes opções. Mas também é possível utilizar versões menores de outros tipos de orquídeas e que, aliás, produzem os mais interessantes terrários justamente por não terem aquelas flores extravagantes típicas. As orquídeas jóias são opções em que a folhagem é mais importante que a flor e por isso mesmo elas são candidatas ideais para um terrário.

Material necessário

Praticamente qualquer contêiner de vidro selado pode ser usado como terrário, mas é sempre mais fácil quando a peça tem uma boca grande. Os aquários, por exemplo, são uma excelente opção, assim como jarros decorativos de vidro ou potes usados para conservas e geleias. As orquídeas precisam de movimento de ar, por isso pode ser necessário instalar um pequeno ventilador dentro do terrário para que o ar não fique estagnado. Você pode colocar outras plantas junto com ela - as hederas e os musgos se dão bem com as mesmas condições de ambiente. Estas plantas, assim como as orquídeas joias, precisam de terra, mas a base para uma epífita pode ser algo mais decorativo, como um galho de madeira ou uma pedra-sabão. Cheque também opções que podem ser encontradas em pet stores, no departamento de peixes.

Condições de manutenção

Para manter as condições ideais dentro do terrário, não tampe completamente a abertura. Um espaço mínimo de ventilação deixará que a ventoinha faça o seu trabalho de circular o ar, enquanto mantém a umidade alta lá dentro. Isto também previne a formação de condensação.

A orquídea precisa de luz forte, por isso o lugar escolhido para a colocação do seu terrário é um fator decisivo para determinar o sucesso ou o fracasso do seu empreendimento. A maioria das orquídeas em miniatura precisa de menos luz que suas primas de tamanho integral e, portanto, uma boa janela fornecerá a quantidade de luz suficiente.

Molhe o terrário apenas de quatro em quatro dias e mesmo assim usando um spray que libere apenas uma névoa fina de água. Se você usar fertilizante demais pode facilmente queimar as plantas lá dentro, portanto use um produto que seja fortemente diluído e aplique uma vez por mês em uma pequena quantidade - tudo depende, claro, do tamanho do terrário e do tipo de fertilizante.

Os benefícios de um terrário

Muitas orquídeas precisam de condições muito específicas para se desenvolverem. Em regiões temperadas, elas precisam de uma estufa ou de ambientes internos para sobreviverem. Mas um terrário cria um ecossistema em que é fácil controlar a temperatura, a umidade e a luz do sol. Além disso, as pragas e as doenças ficam assim longe da delicadeza destas plantas. Aliás, uma boa ideia é ainda usar água destilada ou água mineral para prevenir fatores poluentes que também podem afetar as plantas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível