Mais
×

Como testar a acidez em sucos

Atualizado em 19 julho, 2017

Suco fresco de fruta é uma bebida popular e saudável, seja apenas ela ou como um ingrediente em smoothies e coquetéis. Mas sucos também podem ser ácidos, especialmente de frutas cítricas como laranja, limão, lima e toranja. Acidez em excesso pode causar problemas estomacais ou até mesmo cáries dentárias, então é uma boa ideia fazer o teste de acidez de um suco antes de bebê-lo. Para fazer isso, use tiras de papel pH, que medem acidez e estão disponíveis na maioria das farmácias.

Instruções

Suco é uma bebida saudável mas pode ser ácida (Juice Orange-fruits juice image by Vladimir Melnik from Fotolia.com)
  1. Despeje uma pequena quantidade do suco de sua preferência como teste dentro de um recipiente limpo. É importante que esse recipiente esteja limpo para que não contamine seus resultados.

  2. Mergulhe sua tira de papel medidor de pH dentro do suco por dois segundos e a remova.

  3. Examine a tira de papel, o fim da mesma deverá ter mudado de cor. O papel pH deverá ter uma tabela incluída que explicará o significado dessas cores. Caso contrário, procure a mesma na seção de Recursos. Água comum tem um pH de nível 7, o que é neutro. Qualquer número abaixo disso é ácido, e qualquer acima é básico. Como uma regra, quanto mais vermelha a cor, mais ácida é a substância.

  4. Anote a acidez de vários sucos, para que você saiba com que níveis você está confortável. Pode ser necessário diluir seus sucos ou trocar para outros menos ácidos.

O que você precisa

  • Tiras de papel medidor de pH
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article